
O Toxoplasma gondii é um protozoário causador da toxoplasmose em suínos e seres humanos (zoonose). Além de problemas reprodutivos em porcas, a doença pode acometer leitões com menos de oito semanas de idade se manifestando por vários sintomas. Já em suínos com mais de dois meses a afecção pode se assintomática.
Transmissão
A transmissão da toxoplasmose ocorre pela ingestão de cistos encontrados nas fezes de gatos infectados ou pelas vias respiratórias dos animais contaminados pelo protozoário. Daí a extrema necessidade de se adotar medidas de biosseguridade na granja controlando a entrada de gatos, para evitar o seu contato com os suínos. Dessa forma, os riscos de contágio são significativamente reduzidos.
Sintomas
Quando contamina porcas gestantes, o Toxoplasma gondii atravessa a placenta e infecta os fetos. Como resultado, eles podem morrer ou nascer debilitados. A infecção em leitões de até oito semanas de vida causa problemas digestivos, respiratórios e nervosos. Além disso, a doença reduz o ganho de peso dos animais e aumenta as chances de desenvolvimento de outras doenças.
Os leitões infectados também podem apresentar febre (leitões amontoados uns aos outros para se aquecerem), tosse, dificuldades de respirar, diarreia e cegueira.
Diagnóstico
O diagnóstico da toxoplasmose é feito por imunofluorescência indireta. Para isso, deve ser enviado sangue (soro) de 22 animais para análise de anticorpos contra o Toxoplasma gondii. No procedimento, aguarda-se a coagulação do sangue para a liberação do soro. Em seguida, ele é enviado resfriado ao laboratório em caixa de isopor lacrada e identificada. Geralmente, o exame é realizado em dois dias.
Medidas de controle
Medidas de controle contra toxoplasmose são essenciais para reduzir ou impedir a disseminação do Toxoplasma gondii no plantel. Para isso, são adotados programas de biosseguridade, instalando telas nos galpões, para evitar a entrada de gatos. Sem falar na limpeza e desinfecção das instalações e das baias. Embora o Toxoplasma gondii seja resistente a desinfetantes, a solução de amônia a 10% os destrói imediatamente.
Além disso, os suínos devem ser alojados em ambiente seco e sob temperatura adequada, pois o calor e a umidade favorecem a disseminação do agente patógeno.
Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura:
Suínos - Produção e Principais Doenças
Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes
Criação de Suínos em Camas Sobrepostas
Fonte: suinoculturaindustrial.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.