
O que tem a ver o varejo de aquapescados e o marketing? Lucro, meu amigo. Muitas vendas garantidas ao comerciante no decorrer do mês.
Como sabemos, a principal meta do varejo é suprir as necessidades e desejos dos consumidores, garantindo a eles um acesso conveniente aos itens desejados. Mas como fazer o consumidor chegar até você, tratando-se de pescados? Simples, por meio de estratégias de marketing.
No mercado de produtos do mar, o “produto” engloba uma variedade de peixes, frutos do mar e itens relacionados, atendendo a diversas preferências dos consumidores. Para ter o devido lucro, porém, não basta colocá-los à venda. É necessário trabalhar o marketing dos seus produtos e, consequentemente, da sua empresa.
“No cenário dos produtos do mar, a concepção do marketing como um instrumento para impulsionar as vendas é uma abordagem relativamente recente, mas que garante boas vendas e bons lucros ao varejista”, explica Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado.
Os quatro pilares do marketing - produto, promoção, ponto de venda e preço - expressam uma função significativa na forma como os produtos são posicionados, promovidos e entregues aos consumidores nesse segmento específico.
Qualidade, frescor e diversidade são fundamentais, garantindo produtos saudáveis e adaptados às necessidades dos compradores. Promoção engloba comunicação para divulgar produtos de pescados, destacando qualidade, origem sustentável e modos de preparo. Inclui anúncios em mídias tradicionais e digitais, visando atrair consumidores conscientes. Promoções sazonais e descontos impulsionam vendas em momentos estratégicos.
O “ponto” diz respeito ao local de venda e à distribuição dos produtos de pescados aos consumidores. Isso envolve lojas físicas, como peixarias, mercados e supermercados, bem como vendas online por meio de aplicativos e serviços de entrega. A localização das lojas é importante para assegurar a acessibilidade dos produtos aos compradores. Além disso, colaborações com restaurantes e redes de alimentos podem expandir a presença dos produtos de pescados em diversos
cenários.
No mercado de produtos do mar, a precificação é influenciada por fatores como custos, oferta, demanda e concorrência. Qualidade e sustentabilidade justificam preços mais altos, com promoções para estimular compras em baixa demanda. O preço deve refletir o valor percebido pelos consumidores, considerando frescor e qualidade.
O varejo está sempre mudando devido às preferências dos consumidores, avanços tecnológicos e tendências de mercado. Personalização e conveniência são fundamentais para o seu sucesso nesse mercado promissor. Coletar e analisar dados ajuda os varejistas a entenderem melhor os clientes e oferecer produtos alinhados com suas expectativas.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.