WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai produzir alevinos? Construa ótimos viveiros!

Os viveiros são tanques escavados no solo, onde vivem os peixes que fazem parte da piscicultura de produção de alevinos, ou seja, as matrizes, as pós-larvas e os alevinos

Vai produzir alevinos? Não erre nos viveiros!   Artigos Cursos CPT

 

Os viveiros são tanques escavados no solo, onde vivem os peixes que fazem parte da piscicultura de produção de alevinos, ou seja, as matrizes, as pós-larvas e os alevinos. A água deve circular constantemente pelos viveiros, sendo a vazão de entrada ligeiramente superior à de saída para compensar as perdas por evaporação e por percolação.

Além disso, a água que passa através de um viveiro não deve ser aproveitada em outro, visando garantir boas condições sanitárias, evitar superpopulação de peixes ou a entrada de predadores aquáticos (algumas espécies de peixes carnívoros cultivados na piscicultura podem ser predadores de outras espécies).

Apesar de ser possível construir viveiros de diversas formas, os retangulares são mais recomendados, principalmente, porque favorecem a circulação da água em todo o seu interior e favorece o manejo, afirma Dr. Manuel Braz, professor do Curso a Distância CPT Produção de Alevinos, em Livro+DVD e Curso Online.

Esses viveiros possuem pequena declividade de fundo, sendo mais raso do lado da entrada da água e mais profundo na saída, com profundidade variando de aproximadamente 0,9 m na parte mais rasa e 1,6 m na parte mais profunda.

Os viveiros de alevinagem normalmente possuem área alagada em torno de 200 m2 a 500 m2. Devem possuir profundidade entre 1,2 m e 1,6 m. Eles são destinados ao recebimento dos alevinos, onde deverão permanecer até atingirem o ponto de comercialização.

Cada espécie de peixe tem o seu ritmo de desenvolvimento e padrão de comercialização. Por isso, a densidade de alevinos por metro quadrado de área alagada do viveiro é bem variável, podendo ser de 50 a 500 alevinos por m2.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:


- Vai produzir alevinos? Atente-se à concentração de oxigênio na água!
Vai produzir alevinos? Atente-se à nutrição das matrizes

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!