WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai produzir alevinos? Atente-se à concentração de oxigênio na água!

A concentração de oxigênio na água é fator determinante para a boa sobrevivência dos peixes e, em muitos casos e ocasiões, torna-se necessário fazer uso de meios artificiais para elevá-la

Vai produzir alevinos? Atente-se à concentração de oxigênio na água!   Artigos Cursos CPT

A concentração de oxigênio na água é fator determinante para a boa sobrevivência dos peixes e, em muitos casos e ocasiões, torna-se necessário fazer uso de meios artificiais para elevá-la. “A entrada de água no viveiro, em queda livre, é uma das importantes estratégias que contribuem com a elevação da taxa de oxigênio dissolvido na água”, afirma Dr. Manuel Braz, professor do Curso CPT Produção de Alevinos.

Outra alternativa refere-se à instalação de aeradores mecânicos nos viveiros, que são acionados principalmente nas ocasiões mais críticas (temperaturas elevadas), quando a taxa de oxigênio na água cai consideravelmente. O movimento das pás dos aeradores resulta na movimentação de grande volume de água que incorpora oxigênio, melhorando as condições para a sobrevivência dos peixes.

Os aeradores de ar difuso são os mais indicados para larvas e alevinos por proporcionarem uma boa aeração sem provocar injúrias mecânicas nos peixes. O sistema consiste no uso de uma fonte de ar, mangueiras para conduzir o fluxo e difusores que promovem a pulverização do ar em pequenas bolhas dentro da água.

Pode-se, também, utilizar um soprador ou compressor seco como fonte de ar. Esse equipamento poderá ser instalado dentro ou fora do viveiro, mas sempre acima do nível de água. Da fonte de ar parte uma tubulação que leva o ar até os difusores que estarão dentro da água. É importante que a bitola dessa tubulação seja dimensionada para reduzir a resistência do ar e o comprimento dessa tubulação seja o mais curto possível.

A difusão do ar pode ser feita com difusor de membrana ou mangueira porosa, sempre se observando a opção que reduza a perda de carga. As vantagens do uso de ar difuso é que permite desestratificar o viveiro, não gera spray, consome menor quantidade de energia para a mesma incorporação de ar quando comparado com equipamentos que elevam a água, remove gases e oxigena o sedimento.

Gostou do assunto? Leia as matérias abaixo:


- Vai produzir alevinos? Atente-se à nutrição das matrizes
- Vai produzir alevinos? Construa ótimos viveiros
- Vai produzir Alevinos? Saiba que a alteração do pH pode matá-los

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?