WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai abrir uma piscicultura? Entenda sobre os sistemas de produção

O sistema de produção, entre outros fatores, da espécie de peixes, das temperaturas médias da região e, principalmente, da qualidade e da quantidade de água


A piscicultura é uma atividade que trata do cultivo de peixes, envolvendo instalações “naturais”* ou artificiais, alimentação e manejo adequado, visando aumentar a produção de peixes.

Existem inúmeros fatores que determinam qual sistema de produção deve ser empregado em uma piscicultura e, por isso, torna-se difícil apontar qual é o mais indicado para determinada situação, sem que antes seja feita uma prévia análise de alguns parâmetros determinantes para a condução eficiente de uma piscicultura, que poderá ser a mais simples possível até aquela com alto nível
de tecnificação.


"Assim, o sistema de produção adotado em uma piscicultura dependerá, entre outros fatores, da espécie escolhida, das temperaturas médias da região e, principalmente, da qualidade e da quantidade de água disponível na propriedade", explica o professor Giovanni Resende de Oliveira, do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Peixes.

Quanto à água, deve-se ter em mente que, nos dias atuais, ela representa um recurso de alto valor econômico e com forte apelo ambiental, tanto em países menos desenvolvidos quanto nos mais desenvolvidos. Por isso, devem ser considerados os possíveis impactos que os resíduos produzidos pela aquicultura poderão causar ao meio ambiente.

Classificação dos sistemas de produção de peixe


Os sistemas de cultivo de peixe correspondem a um conjunto de características ou processos de produção utilizados por piscicultores. De forma mais simplificada, pode-se dizer que os sistemas de produção de peixes podem ser classificados, tomando-se como primícias dois critérios que são a forma de utilização da água e a produtividade de peixes alcançada.


Cada sistema tem suas particularidades e, portanto, com suas vantagens e desvantagens.
Quanto à forma de uso da água, os sistemas de produção de peixes são classificados em:


• Sistemas abertos;
• Sistemas semifechados;
• Sistemas fechados.


Vai abrir uma piscicultura? Entenda sobre os sistemas de produção

Quanto à produtividade proporcionada, os sistemas de produção de peixes são classificados, basicamente, em quatro grupos ou modalidades que são: extensivo, semi-intensivo, intensivo e superintensivo. Além disso, podem ser combinados dois critérios de classificação (uso da água e produtividade) dos sistemas para obter uma classificação composta dos mesmos, tais como:

- sistemas fechados e intensivos, que são os sistemas de recirculação de água; e
- sistemas abertos e intensivos, que são representados pelos sistemas de tanques-rede.


Essas modalidades dos sistemas de produção de peixes variam de extensivos até aos altamente intensivos, em que a proximidade dos mercados consumidores e as altas densidades de estocagem das espécies adotadas compensarão os maiores custos de produção. Os extensivos apresentam baixa produtividade (em torno de 200 g/m2) enquanto os semi-intensivos produtividades médias em torno de 500 g a 3 kg/m2 e os intensivos e superintensivos com altas densidades de estocagem.

Mas, isto não é tudo. O que foi apresentado aqui é uma pequena abertura sobre o assunto. Fica evidente aqui, então, a grande importância da capacitação profissional para quem trabalha nesta área. Para você que quer melhorar o seu negócio ou ingressar no ramo da piscicultura, não erre. Não tenha prejuízos. Não fracasse em seu negócio. Capacite-se!


Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?