
De acordo com Giovanni Resende de Oliveira, zootécnico e professor do Curso CPT Produção de Tilápias em Tanques Escavados, para quem pretende investir em criação de tilápia, por exemplo, os tipos de tanques são essenciais. Entretanto, a construção e a instalação de cada tipo de tanque são distintas. Os tanques de terra são escavados no terreno sem revestimento, enquanto os tanques de alvenaria são revestidos normalmente com tijolos espelhados.
Diferenças entre tanque e viveiro
Embora similar ao viveiro, o tanque é revestido com alvenaria (tijolos, pedras ou concreto). Entretanto, o seu tamanho é menor, quando comparado ao viveiro, e o abastecimento ocorre por derivação (bombeamento, canal ou nascente).
Quanto ao viveiro, ele reproduz as condições de habitat natural dos peixes. Sua construção pode ser realizada com base no sistema de barragem (ergue-se o dique para que seja abastecido com curso d’água natural) ou derivação (terreno escavado abastecido com água sob controle).
Tanques mais comuns
Antes de construir os tanques, o terreno é submetido à limpeza, marcação, escavação e preenchimento da fundação. Dependendo da espécie a ser criada na estrutura, é recomendado 1 m² por peixe. Dessa forma, o manejo dos peixes e a manutenção dos tanques são facilitados, desde o fornecimento de ração para os peixes, até a transferência destes para outro tanque, ou mesmo a despesca.
Tanque de alvenaria
O tanque de alvenaria é escavado na terra, mas revestido de pedras, tijolos ou concreto. Quando em tijolos, eles são distribuídos preferencialmente em espelho, com a face maior do tijolo visível. Já a inclinação das paredes deve se manter em 30 graus. Uma grande vantagem desse tipo de tanque é a durabilidade e a facilidade de manutenção.
Tanque de terra
O tanque de terra é escavado assim como o de alvenaria, mas não apresenta nenhum revestimento. Uma das vantagens desse tanque é o custo de construção, bem mais barato quando comparado ao tanque de alvenaria. Entretanto, ele requer mais manutenção. Quanto à inclinação das paredes, ela deve ser manter em 45 graus.
Formas dos tanques
Os tanques retangulares e quadrados se diferem quanto ao tamanho, mas ambos tornam o manejo dos peixes mais fácil. Geralmente, eles são recomendados para criar juntas espécies de peixes diferentes. Já nos tanques circulares, a água circula para imitar o habitat natural dos peixes.
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura:
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Criação de Tilápias em Tanques-rede
Fonte: Blog Instrusul
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.