WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Técnica facilmente praticada e com elevado rendimento no cultivo do peixe tilápia

A tendência observada é da profissionalização da atividade com um aprimoramento dos equipamentos

Na América do Sul, o país que reúne as condições ideais para a expansão do cultivo da tilápia é o Brasil, sinal deste crescimento é o surgimento de grandes empresas produtoras, abrangendo diversos elos da cadeia produtiva, visando à colocação da produção principalmente no mercado dos Estados Unidos e da Europa.

As modalidades de criação que mais estão crescendo são: o cultivo em tanques-rede, em canais de irrigação e as chamadas fábricas de peixes, em tanques com alta renovação de água. Destas modalidades a que mais facilmente pode ser praticada nos açudes das fazendas, em represas de pequenas hidroelétricas e nos grandes reservatórios, é o sistema de cultivo em tanques-rede.

Na América do Sul, o país que reúne as condições ideais para a expansão do cultivo da Tilápia é o Brasil.

 

Devido ao clima, pode-se produzir o peixe no tamanho e peso exigido pelos diversos mercados consumidores, durante todo o ano, o que facilita o relacionamento com os clientes. O surgimento de diversos frigoríficos com o selo do SIF- Serviço de Inspeção Federal, facilita a colocação da Tilápia nos diversos mercados mundiais. Esta nova fase da exportação do produto assegura o êxito do trabalho de produção.

A tendência observada é da profissionalização da atividade com um aprimoramento dos equipamentos, entre eles, principalmente, os diversos tamanhos de tanques-rede e, o tipo de material utilizado para sua construção.

Equipamentos de controle da qualidade da água são cada vez mais utilizados, alguns produzidos no país e muitos, inclusive, tendo que ser importados de outros países. O setor de alimentação tem melhorado consideravelmente, ajustando cada vez mais o tipo de ração produzida para a necessidade do sistema de produção e que deixem cada vez menos resíduos na água, melhorando, desta forma, a sustentabilidade da piscicultura com a preservação do ambiente de cultivo. Nota-se, também, por parte dos produtores de alevinos, uma constante preocupação em produzir alevinos de qualidade, que possam ter um melhor desempenho zootécnico, que significará, na maioria das vezes, melhor desempenho econômico.

Com a finalidade de apresentar aos futuros e atuais criadores de Tilápia informações práticas e atualizadas, o CPT e a EMATER-MG decidiram pela produção do curso “Criação de Tilápias em Tanques-Rede”, sob a coordenação técnica do professor José Aracena Rasguido.

Professor: José Eduardo Aracena Rasguido
Médico Veterinário Especialista em
Piscicultura - EMATER-MG

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!