WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Tanques escavados equipados com cachimbo de PVC: como esvaziar

O esvaziamento em tanques escavados equipados com cachimbo de PVC deve ser feito de acordo com o tipo de cachimbo instalado: se tubo único, ou tubo segmentado

Tanques escavados equipados com cachimbo de PVC: como esvaziar   Artigos Cursos CPT

 

O esvaziamento em tanques escavados equipados com cachimbo de PVC deve ser feito de acordo com o tipo de cachimbo instalado: se tubo único, ou tubo segmentado. Para os dois casos, no entanto, recomenda-se o uso de um segundo tubo de PVC, de maior diâmetro, que deve ser colocado ao redor do cachimbo.

Esse tubo, que também é chamado de “camisa”, precisa ter comprimento maior que o cachimbo, para ser livremente apoiado sobre a tubulação de drenagem e ficar acima do nível da lâmina d’água, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Produção de Tilápias em Tanques Escavados.

O objetivo é fazer com que a água que sai do tanque continuamente seja proveniente das camadas inferiores, próximo ao fundo do viveiro, porque, normalmente, apresenta parâmetros de qualidade inferiores aos da água das camadas superiores.

- Tanques equipados com cachimbos de tubo único


Tanques equipados com cachimbos de tubo único, para serem esvaziados, basta girar o cachimbo lateralmente, de forma que seja mergulhado na água. Dessa forma, ocorrerá um rebaixamento da água no interior do tanque até atingir o nível em que a extremidade do cachimbo foi posicionada. Ao atingir esse nível, o cachimbo deverá ser declinado um pouco mais, devendo permanecer nessa posição até a água atingir esse novo nível. Esse processo deverá ser repetido até drenar toda a água do tanque, sendo que, ao final, o cachimbo deverá ser desconectado da tubulação de drenagem.

Para utilizar esse sistema de drenagem, a conexão entre o tubo de subida e a tubulação de drenagem precisa ser feita com um joelho, também de PVC. Porém, esse joelho não poderá ser colado, apenas encaixado para possibilitar que o cachimbo possa ser girado lateralmente e retirado ao final para possibilitar a drenagem quase que completa do tanque.

- Cachimbos constituídos por segmentos de tubos de PVC


Já, no caso de cachimbos constituídos por segmentos de tubos de PVC, o esvaziamento deverá ser feito por meio da retirada dos segmentos. Dessa forma, o nível da água vai baixando dentro do tanque até que o mesmo seja drenado por completo.

Para evitar a perda de peixes, que possam sair do tanque com a água de drenagem, recomenda-se colocar uma tela na entrada do tubo (cachimbo).

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de ouro para quem vai escavar tanques? Compacte bem o solo!
- Como esvaziar tanques de terra para uma nova remessa de alevinos

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!