WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Sistema RAS para peixes: como garantir produção e renda?

Para se garantir uma produção escalonada, com renda mensal, o produtor precisa estar ciente que a piscicultura deve ser tratada como um negócio que deve gerar uma renda mensal

Sistema RAS para peixes: como garantir produção e renda?   Artigos Cursos CPT

Antes de fazer o projeto e construir as instalações, é preciso dimensionar, ou seja, saber quanto se quer produzir, a fim de determinar toda a estrutura necessária para a implantação do projeto. “Para se garantir uma produção escalonada, com renda mensal, o produtor precisa estar ciente que a piscicultura deve ser tratada como um negócio que deve gerar uma renda mensal, exatamente para que ele possa arcar com as despesas e pagar suas contas”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistema de Recirculação de Água – RAS.

Para isso, a unidade produtiva deve ser trabalhada com sete tanques, caso se resolva criar tilápias. Dois tanques devem ser de recria, ou de berçários, e cinco tanques destinados para a fase de engorda. Neles ocorrerão o crescimento e a engorda.

A partir desse módulo, chamado módulo básico, é possível produzir tilápias durante todos os meses do ano. Caso o produtor queira trabalhar com outra espécie, ele vai precisar dimensionar o número de unidades produtivas, conforme o ciclo produtivo da espécie escolhida.

Para as espécies de ciclo curto, como o lambari, em torno de três meses, pode-se trabalhar com um tanque ou dois de berçário para se ter sempre animais jovens, e dois tanques ou duas caixas de engorda. Dessa forma, é possível trabalhar tranquilamente com o lambari.

Já para espécies de ciclo mais longo, como espécies carnívoras (por exemplo, o surubim, o pirarucu, o tambaqui), são necessários mais de 12 meses para alcançar o peso médio de abate comercial, sendo preciso aumentar o número de unidades de cultivo.

Mídias   Mascote Cursos CPT PisciculturaUnidade de cultivo


É muito importante que cada componente dessa unidade de cultivo seja equipada adequadamente para permitir o controle de vazão d’água, drenagem e aeração, conforma a manobra ou rotina operacional, pois torna-se comum trabalhar com diversos elementos hidráulicos, com pressões e comprimentos diferenciados.

A partir do momento em que se tem como fazer essas regulagens, é possibilitada a padronização do tanque, que pode estar com a pressão de água maior ou uma pressão de ar maior e, com isso, beneficiar mais um lote de peixes em detrimento de outros. Isso tem de ser muito bem avaliado.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Por que produzir peixes no Sistema de Recirculação de Água?

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!