WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sete peixes para criar em tanques

Conheça 7 tipos de peixe ideias para serem criados em tanques

Carpa

A produção de peixes é uma atividade sustentável e cuja produção pode garantir grande lucratividade. São várias as espécies de peixe que podem ser criadas em tanques caseiros e que podem ajudar a garantir uma renda extra ou até mesmo o sustento.

Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura, afirma que não é muito difícil se implementar uma piscicultura, desde que se sigam alguns passos, e que essa atividade está em crescimento no Brasil, sendo uma boa opção para investimento atualmente.

A piscicultura, nome dado à criação de peixes, é um negócio voltado para o consumo humano e para a ornamentação de aquários. É um processo que pode ser trabalhoso, mas que se feito de maneira correta, pode ser muito rentável. São várias as espécies que podem ser cultivadas, mas a escolha certa é o que vai garantir o sucesso do negócio.

Como escolher a espécie de peixe para criação


É importante observar alguns critérios para a escolha da espécie de peixe que será criada, sendo eles: a resistência da espécie em relação aos tipos de clima e manejo, a reprodução em ciclos curtos, a capacidade de se crescer em cativeiro e a possibilidade da convivência com outras espécies de peixe.

Listamos aqui sete espécies mais indicadas para criação em tanques:


1- Tambaqui

 É uma espécie de origem amazônica e possui algumas características que favorecem sua criação em tanques e viveiros escavados. Essa espécie é muito adaptável ao policultivo, desde que não seja a espécie dominante. Sua alimentação é baseada em frutos e sementes, além da ração balanceada indicada. O Tambaqui pode chegar a pesar 45 quilos e a medir 1 metro de comprimento.

2- Dourado

 O dourado é conhecido como peixe esportivo e é encontrado, originalmente, nos rios Paraná, Paraguai, Uruguai, Chapare e Mamoré, além das bacias ligadas à lagoa dos Patos. Suas vantagens são rápido crescimento e ganho de peso, uma carne conhecida pelo sabor de qualidade, é uma espécie que se adapta bem à alimentação artificial mesmo sendo carnívora e é possível cria-lo em tanques de policultivo.

3- Tilápias

É uma das espécies mais comuns da piscicultura, sendo um ótimo negócio. Suas vantagens são a grande capacidade reprodutiva, sua grande tolerância à troca de temperatura, resistência à concentração de sal na água e facilidade de se encontrar alevinos para compra.

4- Carpa

É uma espécie muito conhecida e ótima para a criação, pois pode ser criada com outras espécies, pode ser utilizada tanto pra consumo quanto para ornamentação, se alimenta de fonte animal ou vegetal e pode chegar até a 100 quilos.

5- Pacu

O pacu é uma espécie que tem destaque na piscicultura brasileira, sendo uma das mais cultivadas do país. Entre as vantagens em sua criação, destacamos a adaptabilidade à alimentação industrializada, a capacidade de sobrevivência a regiões frias e uma carne muito apreciada pelo sabor e pela textura.

6- Pintado

O pintado é um peixe caracterizado pelo nome, pois possui pintas pelo corpo. Entre os benefícios em sua criação, destaca-se a grande rentabilidade, bem como o fato de possuir uma carne nobre, conhecida por sua suavidade e pela ausência de espinhos. O pintado tolera diferentes temperaturas e pode se reproduzir em qualquer ambiente aquático.

7- Piau e piapara

São duas espécies pertencentes à mesma família e tem como principal característica sua boca pequena e cheia de dentes. Eles possuem boa capacidade de reprodução e que serve para ornamentação de aquários para além do comércio alimentício e adapta-se bem ao manejo da piscicultura.


Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura.
Por Renato Rodrigues.
Fonte: Blog Instrusul – Instrusul.com.br

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

IONEU LOBO DE CARVALHO

27 de mai. de 2022

Estou querendo iniciar uma criação de tilapias no meu sitio,tenho bastante agua de poço artesiano e de um corrego,este ano tivemos uma temperatura de cinco graus.Os poços serao escavados.Esta temperatura influencia na criação?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de mai. de 2022

Olá, Ioneu! Tudo bem? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Pode influenciar sim! 

As tilápias , podem resistir a temperaturas acima de 35ºC, mas não resistem a exposição prolongada em temperaturas abaixo de 10ºC. 

Abraço! 

Ingrid Filomeno 

Josué

16 de mai. de 2022

Excelente material! Parabéns @

Anderson Derewalny

17 de mar. de 2022

Tenho interesse em criação de peixes

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de abr. de 2022

Olá, Anderson! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Eduardo Andrade

23 de out. de 2021

Matéria esclarecedora, minha dúvida é referente à gordura do tambaqui.. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de dez. de 2021

Olá, Eduardo! Como vai? 

Agradecemos seu feedback! 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Daniel Serpa

9 de out. de 2021

Gostaria de saber como produzir e comercializar a criação de peixe

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de dez. de 2021

Olá, Daniel!

Obrigada pela visita em nosso site!

Em breve uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre os nossos cursos na área de Criação de Peixes, que com certeza te ajudarão a ter sucesso na sua produção e criação!

 

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli.

Wander Gadita

15 de ago. de 2021

Olá, Muito bom artigo. Parabéns! Uma dúvida: qual o tamanho dos tanques para cada uma das espécies e a temperatura da água? Grato. Abraços. Wander Gadita

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de ago. de 2021

Olá, Wander! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria, não deixe de nos visitar sempre. Aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão te ajudar.

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!