
A produção de peixes é uma atividade sustentável e cuja produção pode garantir grande lucratividade. São várias as espécies de peixe que podem ser criadas em tanques caseiros e que podem ajudar a garantir uma renda extra ou até mesmo o sustento.
Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso a Distância CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura, afirma que não é muito difícil se implementar uma piscicultura, desde que se sigam alguns passos, e que essa atividade está em crescimento no Brasil, sendo uma boa opção para investimento atualmente.
A piscicultura, nome dado à criação de peixes, é um negócio voltado para o consumo humano e para a ornamentação de aquários. É um processo que pode ser trabalhoso, mas que se feito de maneira correta, pode ser muito rentável. São várias as espécies que podem ser cultivadas, mas a escolha certa é o que vai garantir o sucesso do negócio.
Como escolher a espécie de peixe para criação
É importante observar alguns critérios para a escolha da espécie de peixe que será criada, sendo eles: a resistência da espécie em relação aos tipos de clima e manejo, a reprodução em ciclos curtos, a capacidade de se crescer em cativeiro e a possibilidade da convivência com outras espécies de peixe.
Listamos aqui sete espécies mais indicadas para criação em tanques:
Tambaqui
É uma espécie de origem amazônica e possui algumas características que favorecem sua criação em tanques e viveiros escavados. Essa espécie é muito adaptável ao policultivo, desde que não seja a espécie dominante. Sua alimentação é baseada em frutos e sementes, além da ração balanceada indicada. O Tambaqui pode chegar a pesar 45 quilos e a medir 1 metro de comprimento.
Dourado
O dourado é conhecido como peixe esportivo e é encontrado, originalmente, nos rios Paraná, Paraguai, Uruguai, Chapare e Mamoré, além das bacias ligadas à lagoa dos Patos. Suas vantagens são rápido crescimento e ganho de peso, uma carne conhecida pelo sabor de qualidade, é uma espécie que se adapta bem à alimentação artificial mesmo sendo carnívora e é possível cria-lo em tanques de policultivo.
Tilápias
É uma das espécies mais comuns da piscicultura, sendo um ótimo negócio. Suas vantagens são a grande capacidade reprodutiva, sua grande tolerância à troca de temperatura, resistência à concentração de sal na água e facilidade de se encontrar alevinos para compra.
Carpa
É uma espécie muito conhecida e ótima para a criação, pois pode ser criada com outras espécies, pode ser utilizada tanto pra consumo quanto para ornamentação, se alimenta de fonte animal ou vegetal e pode chegar até a 100 quilos.
Pacu
O pacu é uma espécie que tem destaque na piscicultura brasileira, sendo uma das mais cultivadas do país. Entre as vantagens em sua criação, destacamos a adaptabilidade à alimentação industrializada, a capacidade de sobrevivência a regiões frias e uma carne muito apreciada pelo sabor e pela textura.
Pintado
O pintado é um peixe caracterizado pelo nome, pois possui pintas pelo corpo. Entre os benefícios em sua criação, destaca-se a grande rentabilidade, bem como o fato de possuir uma carne nobre, conhecida por sua suavidade e pela ausência de espinhos. O pintado tolera diferentes temperaturas e pode se reproduzir em qualquer ambiente aquático.
Piau e piapara
São duas espécies pertencentes à mesma família e tem como principal característica sua boca pequena e cheia de dentes. Eles possuem boa capacidade de reprodução e que serve para ornamentação de aquários para além do comércio alimentício e adapta-se bem ao manejo da piscicultura.
Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:
Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura
Técnicas de Processamento de Peixes
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Fonte: Blog Instrusul – Instrusul.com.br
Por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.