WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual é a temperatura ideal para criar peixes em viveiros? Parte 2

Impactos que podem ocorrer na temperatura da água no cultivo de peixes em viveiros


A temperatura da água do viveiro deve ser monitorada em três níveis diferentes: na superfície do espelho d’água, na profundidade correspondente ao meio do viveiro e no fundo do viveiro, eplica o Profº Giovanni Resende do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Peixes.


Em certas situações excepcionais,
não é necessário medir a temperatura em todos os níveis do viveiro, como:

Em viveiros rasos e com alta transparência, onde a diferença de temperatura é mínima, a medição em apenas um nível pode ser considerada representativa de toda a massa d’água do viveiro.


Em viveiros com mais de um metro de profundidade e transparência de 20 a 25 cm, a diferença de temperatura entre a superfície e o fundo do viveiro pode variar de 2°C a 4°C. Portanto, mesmo em viveiros rasos, além de medir a temperatura na superfície, é recomendável também realizar a medição no fundo do viveiro.


Para monitorar a temperatura da água nos viveiros, são utilizados termômetros, podendo ser de mercúrio ou digitais. Esses instrumentos são simples de utilizar e eficazes na medição precisa da temperatura da água.


Quando se utiliza um termômetro de mercúrio para medir a temperatura da água no viveiro, é recomendável coletar amostras da profundidade do viveiro para uma leitura precisa. Para isso, uma solução simples envolve o uso de um recipiente de vidro com tampa de rolha, uma vara suficientemente longa para alcançar o fundo do viveiro, e um pedaço de barbante com comprimento equivalente ao da vara.


Os passos para realizar esse procedimento são os seguintes:

Fixe o recipiente na extremidade inferior da vara.

Prenda firmemente a rolha em uma extremidade do barbante.

Fixe o barbante ao longo da vara, deixando uma folga que permita deslizar quando puxado para cima.

Mergulhe o recipiente tampado no viveiro.

Ao atingir a profundidade desejada, puxe o barbante para destampar o recipiente e permitir a entrada de água.

Após tempo suficiente para o recipiente ser completamente preenchido com água, puxe a vara para retirar o recipiente contendo a amostra de água da profundidade desejada do viveiro.

Para medir a temperatura da amostra de água, mergulhe o termômetro no recipiente e faça a leitura da temperatura. Evite que o bulbo do termômetro encoste no fundo ou nas paredes do recipiente durante a leitura da temperatura da amostra de água.


Os termômetros digitais são equipados com um cabo que se prende à base do instrumento, enquanto o sensor de temperatura fica instalado na outra extremidade. Isso permite que o sensor seja mergulhado no viveiro para medir a temperatura na profundidade desejada.


Qual é a temperatura ideal para criar peixes em viveiros? Parte 2

Para ler a parte 1 clique aqui!


A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da área de piscicultura. O Curso CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, 
oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos na Área Piscicultura.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?