WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual é a temperatura ideal para criar peixes em viveiros? Parte 1

Impactos que podem ocorrer na temperatura da água no cultivo de peixes em viveiros


Os peixes não têm capacidade de manter a temperatura corporal constante; eles a ajustam em função da variação da temperatura da água. Por isso, a temperatura da água é um dos parâmetros mais importantes no cultivo de peixes, pois influencia diretamente processos fisiológicos essenciais como respiração, digestão, crescimento, reprodução e comportamento.


Segundo o Profº Giovanni Resende do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, cada espécie de peixe possui uma temperatura ótima na qual seu metabolismo funciona de maneira ideal. Expor os peixes a temperaturas acima ou abaixo dessa faixa reduz seu crescimento. Em temperaturas extremas, a taxa de crescimento diminui significativamente ou, em muitos casos, pode levar à morte dos peixes.


Águas com temperaturas muito elevadas podem dificultar os processos de digestão dos peixes e reduzir sua capacidade de absorver nutrientes dos alimentos. Além disso, o aumento da temperatura diminui a concentração de oxigênio dissolvido na água, dificultando o processo de respiração dos peixes. Os peixes têm baixa tolerância a variações bruscas de temperatura, especialmente quando estas são de ±5°C. Mesmo sem causar a morte de peixes adultos, o choque térmico pode resultar em sérios danos aos ovos, larvas e alevinos.


À medida que a temperatura aumenta, o metabolismo dos peixes acelera, aumentando seu consumo de alimentos durante as estações quentes do ano. Isso, por sua vez, leva a um aumento na taxa de crescimento dos peixes nesses períodos.


Quando a temperatura atinge valores elevados, ultrapassando os níveis ideais máximos, é necessário realizar algumas ações importantes:


• Aumentar a renovação da água nos viveiros, aumentando a entrada e saída de água;

• Melhorar a oxigenação da água;

• Reduzir ou suspender a alimentação dos peixes, dependendo da situação;

• Evitar certos manejos como repicagem e biometria dos peixes.


Em períodos de baixas temperaturas na água, os peixes podem ficar estressados, o que diminui sua imunidade e os torna mais propensos a doenças causadas por bactérias e fungos. Em situações extremas, isso pode resultar na mortalidade dos peixes. Recomenda-se manejar os peixes apenas durante o período mais quente do dia, quando a temperatura da água está acima de 22°C, para minimizar esses riscos.


A faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento adequado dos peixes de águas tropicais varia entre 20°C e 28°C, com o consumo máximo de alimentos ocorrendo entre 24°C e 28°C. Entre 20°C e 24°C, esses peixes conseguem se alimentar bem, mas abaixo dessa faixa ocorre uma redução rápida do apetite e do desempenho zootécnico. Muitas espécies diminuem o consumo alimentar quando a temperatura ultrapassa os 30°C e, se expostas a temperaturas acima de 32°C, podem apresentar distúrbios alimentares e até mortalidade.


Qual é a temperatura ideal para criar peixes em viveiros? Parte 1

Para ler a parte 2 clique aqui!

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da área de piscicultura. O Curso CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!


Conheça os Cursos na Área Piscicultura.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?