WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são os sistemas de criação de peixes?

Conheça os principais e as diferenças entre eles

Fazenda de Produção de Peixes

Atualmente, com o crescimento e expansão da piscicultura, existem vários sistemas de criação de peixes. A escolha por um deles está atrelada ao investimento que se deseja empregar, à produtividade esperada, à tecnologia, ao espaço disponível para a criação, entre outros fatores.

Giovanni Resende, professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, adverte que é imprescindível que o piscicultor saiba diferenciar bem as estratégias utilizadas, seus objetivos específicos e seus reflexos sobre o grau de investimento, custo de produção, quantidade e valor nutritivo do alimento fornecido, exigências em termos de mão de obra capacitada e manejo geral envolvido.

Também é importante conciliar adaptabilidade e comportamento da espécie que se deseja produzir com as características da infraestrutura produtiva e do manejo geral adotado na piscicultura. Para aumentar a produtividade do sistema, são necessários conhecimento e incremento tecnológico com viabilidade econômica.

Mas, então, quais são os sistemas de criação de peixes mais utilizados?


1. Sistema extensivo

O sistema extensivo consiste em colocar os peixes juvenis em lagos ou represas, onde permanecerão até o momento de serem capturados. Esse sistema é mais voltado para a subsistência ou comércio local, pois a produção final é pequena. Ainda nesse sistema, pode-se utilizar a técnica do policultivo, quando várias espécies são cultivadas ao mesmo tempo.

2. Sistema semi-intensivo

Nesse sistema, amplamente difundido no Brasil, também se usa os viveiros ou barramentos, mas há fornecimento de alimenta para os peixes, sendo esse alimento constituído por rações balanceadas e alimentos vivos. Esse fornecimento deve ser feito desde a fase de alevinos até alcançarem o ponto de comercialização.

3. Sistema intensivo

Esse tem a finalidade de obter alta produtividade e, consequentemente, precisa de estruturas adequadas, maior atenção à qualidade da água e maior adoção de tecnologias e equipamentos. Ainda, deve ser a principal atividade da propriedade, haja vista o alto investimento e a necessidade de dedicação a ela.

4. Sistema superintensivo

No superintensivo, é permitida uma densidade de povoamento ainda maior do que a do sistema intensivo. Para conseguir essa alta concentração de peixes, eles são cultivados em estruturas apropriadas como caixas adaptadas, tanques circulares, tanques-lona ou tanques-rede. Obviamente, apresenta maior custo de implantação, mas também permite produtividade ainda maior.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê o Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura.
por Renato Rodrigues.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fabio Oliveira

20 de jul. de 2021

Como adquirir curses online

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jul. de 2021

Olá, Fabio Oliveira

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Tito Soares

21 de mai. de 2021

Diferença entre 3 sistemas em aquicultura

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2021

Olá,Tito Soares

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Acesse o artigo: Alevinagem intensiva, semi-intensiva e semiextensiva, link: https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/alevinagem-intensiva-semi-intensiva-e-semiextensiva

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Alexandre Torrezan

17 de out. de 2020

Pro siatema intensivo, qual o valor do investimento?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out. de 2020

Olá, Alexandre!

Agradecemos sua visita a nosso site!

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! Uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

José luis

10 de set. de 2020

gostei muito

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set. de 2020

Olá José,
Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!