
“Comprar alevinos de qualidade requer alguns cuidados essenciais ao sucesso da piscicultura (ou aquicultura)”, afirma Guido Salardani, tecnólogo em aquicultura e professor do Curso CPT Produção de Alevinos. Na verdade, a aquisição de alevinos saudáveis é o primeiro passo para produzir peixes com bom desempenho produtivo – até mesmo na aquariofilia, ou seja, criação de peixes em aquários para ornamentação.
Assim como na compra de quaisquer animais com fins de criação, a compra de alevinos é um processo criterioso, que exige da pessoa responsável por comprar os espécimes cautela e minuciosidade. Dessa forma, o piscicultor evita uma série de prejuízos e gastos extras por adquirir alevinos improdutivos.
Alevinos de espécies permitidas
Para não cometer erros na compra de alevinos, o piscicultor deve atentar para um aspecto de suma relevância: se os alevinos são de espécies permitidas. Talvez este seja um dos cuidados mais importantes, até mesmo mais importante que a qualidade dos espécimes. Para isso, torna-se fundamental buscar informações nos órgãos reguladores do setor. Caso necessário, contrate um bom consultor na área.
Independentemente de ser para criação ou compra, a aquisição dos alevinos deve ocorrer conforme os parâmetros legais. No Brasil, cada estado apresenta regras específicas com cunho ambiental. Portanto, torna-se indispensável pesquisar sobre a legislação local antes de investir dinheiro nos alevinos.
Alevinos em boas condições sanitárias
Outro cuidado importante refere-se às boas condições sanitárias dos alevinos. Para isso, observe se os alevinos apresentam mobilidade normal. Não se esqueça de verificar se os espécimes reagem conforme deveriam. Quando saudáveis, os alevinos movimentam-se agilmente e reagem a estímulos externos. Confira também se eles apresentam ferimentos, ou mesmo descamação. Estes animais não devem ser adquiridos. Além disso, as espécies devem ser adaptadas ao clima da região.
Alevinos bem nutridos
O manejo alimentar dos alevinos deve ser realizado corretamente, com ração própria para essa fase de desenvolvimento. Esta deve ser parcelada em três refeições diárias para garantir que os animais sejam bem nutridos. Além disso, é importante considerar os hábitos alimentares de cada espécie, se são onívoros, herbívoros ou carnívoros. No caso de espécie carnívora, o piscicultor deve atentar para a quantidade ideal de ração diária. Caso contrário, esses alevinos podem comer uns aos outros.
Alevinos transportados adequadamente
Após a compra dos alevinos, o produtor de peixes deve tomar todos os cuidados necessários em relação ao transporte até o local de criação. Normalmente, em trajetos mais longos, as perdas por mortalidade são elevadas. Como resultado, o piscicultor tem prejuízos irreversíveis. Para evitar que isso aconteça, é fundamental investir em transporte de qualidade, especializado em carga frágil e viva. Esta é uma medida preventiva para evitar grandes perdas de alevinos.
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura:
Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura
Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia
Fonte: MF Rural
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.