WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que um plano de negócios é importante para a piscicultura atual?

Benefícios de um plano de negócios na piscicultura


Segundo explica o Prof. Dr. Giovanni Resende de Oliveira, do Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado, o mercado nacional e internacional estão interligados, refletindo desafios específicos para o Brasil, um grande importador de pescados. Fatores como a escassez de certas espécies no país, variações de preços, períodos de defeso e particularidades da pesca diferenciam esse setor dos produtos de proteína animal convencionais. Essas características eliminam a dependência do extrativismo e das importações, tornando a exploração do mercado externo uma questão complexa.


No entanto, é evidente que algumas mudanças no mercado já estão em curso, refletindo comportamentos de consumo observados globalmente. Uma dessas tendências é o crescimento no consumo de pescados, tanto em lares quanto em uma variedade de restaurantes, incluindo os mais acessíveis e frequentemente visitados, como os self-services e os fast-foods. Essas mudanças estão criando novas oportunidades para a comercialização de produtos pesqueiros.


O mercado dos Estados Unidos é um dos principais destinos para os pescados produzidos no Brasil, com ênfase especial na tilápia. As exportações brasileiras de pescado estão em ascensão, impulsionadas por iniciativas governamentais que facilitam esse fluxo.


Um plano de negócios é um documento detalhado que descreve todos os aspectos fundamentais de um empreendimento. Funciona como um guia estratégico para o planejamento, execução e administração das operações comerciais de maneira eficiente. O plano aborda diversas áreas críticas, fornecendo uma visão abrangente do negócio, incluindo seus objetivos, estratégias, recursos necessários, mercado-alvo, concorrência, aspectos financeiros e projeções futuras.


Para elaborar um bom plano de negócios, é fundamental considerar alguns princípios básicos:

1. Comportamento do consumidor: compreender suas origens, hábitos, tradições e preferências é essencial para atender suas expectativas de forma adequada.


2. Escolha e adequação de produtos: introduzir no mercado produtos que não apenas se alinhem ao contexto do empreendimento, mas também atendam às expectativas dos consumidores.


3. Estratégia de comercialização e marketing: definir a abordagem para comunicar-se com o consumidor-alvo, seja através da identidade visual da marca, publicidade ou outras formas de promoção dos produtos.


4. Eficiência produtiva: utilizar dados coletados para determinar a quantidade ideal a ser produzida, assegurando atendimento ao mercado de forma eficiente, sem desperdícios desnecessários.


5. Eficiência econômica: Ajustar o preço final de modo acessível ao consumidor e justo para o produtor, considerando a eficiência produtiva e outras informações relevantes.

A variedade de espécies de peixes comercializadas no Brasil e a diversidade do país destacam a importância de um plano de negócios. A falta de alinhamento entre as expectativas de consumidores e produtores pode inviabilizar a comercialização de forma economicamente viável.

Por que um plano de negócios é importante para a piscicultura atual?

O consumo de pescados é amplamente reconhecido pelos seus benefícios para a saúde, tornando-se uma prática positiva. Para aqueles que buscam sucesso na área de piscicultura, é importante investir em capacitação profissional. O Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado oferece conhecimentos práticos e atualizados sobre técnicas e estratégias indispensáveis para este setor.

Conheça agora os Cursos CPT da Área Piscicultura.

Por Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?