WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que focar na alevinagem? Porque é simples e um ótimo negócio!

A alevinagem é uma etapa fundamental na criação de peixes, e consiste na produção de filhotes

Por que focar na alevinagem? Porque é simples e um ótimo negócio!

 

A alevinagem é uma etapa fundamental na criação de peixes, pois consiste na produção dos filhotes, chamados de alevinos. Esses alevinos são vendidos para outras pisciculturas e elas, sim, serão as responsáveis por fazer a recria e engordá-los. Menos uma preocupação, não é mesmo?

“Para garantir a eficiência desse processo é necessário contar com criatórios especializados em alevinagem”, Dr. Giovanni Resende de Oliveira, Zootecnista, Mestre e Doutor em Aquicultura. Então, foque em todas as necessidades para fazer de seu empreendimento uma referência local.

Qual o primeiro passo para trabalhar apenas com a alevinagem?


Nessa fase, utilizam-se peixes matrizes de alta qualidade genética e reprodutiva. Os ovos são retirados das fêmeas (no caso das tilápias) durante o período de ovulação e, em seguida, são incubados artificialmente.

No caso específico das tilápias, as larvas ainda não têm o sexo definido após a incubação. Somente quando se transformam em alevinos é que ocorre a definição do sexo. Para evitar a superpopulação de viveiros na fase de engorda, é desejável que a maioria dos alevinos sejam machos. Os criatórios especializados, então, realizam um processo chamado reversão sexual, no qual fornecem hormônios masculinizantes às larvas por 30 dias, garantindo que mais de 95% dos alevinos sejam machos.

Quando vender os alevinos?


Os alevinos devem ser vendidos quando atingem o peso ideal e passam por um treinamento alimentar para se adaptarem à ração. Isso facilita a engorda e o desenvolvimento dos peixes.

É importante destacar que os criatórios especializados em alevinagem devem ser legalmente regulamentados e registrados na Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Estado. Dessa forma, é mais seguro adquirir alevinos de qualidade em criatórios reconhecidos no mercado.

Para os pequenos piscicultores que desejam ter sucesso nessa fase é essencial buscar capacitação. O Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura, é altamente recomendado. Esse curso fornecerá conhecimentos essenciais, técnicas e práticas para auxiliar no desenvolvimento de uma piscicultura bem-sucedida.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?