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Por que comer peixes? Por 4 bons motivos. Confira-os!

O maior consumo de peixes é um ótimo caminho na busca de uma alimentação saudável. Eles são fonte de ômega-3, ferro, aminoácidos, proteínas, gorduras insaturadas, vitamina B12 e cálcio

Comer peixes
 

O maior consumo de peixes é um ótimo caminho na busca de uma alimentação saudável. Os peixes têm vantagens em relação a outras carnes, uma vez que quase todos têm ômega-3 e são fonte de ferro, vitamina B12 e cálcio. De modo geral, os peixes são boas fontes de aminoácidos essenciais, contêm proteínas de alto valor biológico e gorduras insaturadas, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.

Diversos estudos clínicos relacionam o consumo regular de ômega-3 com a redução no risco de desenvolver doenças cardiovasculares. No entanto, deve-se ter cuidado com a preparação do peixe, uma vez que frito, com  grande quantidade de gordura, pode eliminar suas propriedades benéficas. O ideal, então, é prepará-lo utilizando azeites, legumes, verduras e frutas como condimentos.



Atenção para os seguintes destaques:

- Para uma alimentação mais saudável, o Ministério da Saúde recomenda o consumo de duas porções de peixes por semana.
- Para que a alimentação fique mais rica e nutritiva, deve ser incentivado o consumo de peixe, visando à diminuição da ingestão de ácidos graxos saturados e o aumento de poli-insaturados ômega-3, vitaminas e minerais.

Por que comer peixe?

1- Peixes são ricos em ômega-3


O tipo de gordura predominante nos peixes é a poli-insaturada, diferentemente das carnes vermelhas que contêm alta proporção de gordura saturada. A do tipo saturada, quando consumida em grande quantidade, pode ser prejudicial ao coração. Dentre as "famílias" de gordura poli-insaturada, destaca-se o ômega-3, que proporciona grandes benefícios à nossa saúde, como:
- Diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame cerebral);
- Redução da pressão arterial;
- Ação anti-inflamatória;
- Diminuição das taxas de triglicérides; e
- Diminuição do colesterol total no sangue.

O ômega-3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias. Da água salgada são preferidos: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces, também, contêm ômega-3, mas em quantidade muito inferior, quando comparados aos primeiros.

2- Presença de vitaminas e minerais nos peixes


Os peixes apresentam destacadas concentrações de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E, e principalmente D. Também são ricos em vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) como niacina – presente nas reações químicas de liberação de energia em nosso corpo, e ácido pantotênico – essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

3- Presença de minerais


Os peixes contêm vários minerais importantes como: sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.

4- É um alimento versátil


Outra grande vantagem dos peixes, em relação às carnes de boi e porco, é a facilidade do seu preparo: os frescos cozinham em pouquíssimo tempo e podem ser usados em diversas preparações: ao molho, empanado, assado, ensopado, cozido, grelhado, frito e até mesmo cru - desde que seja proveniente de um fornecedor que possua boas condições higiênico-sanitárias e seja de sua confiança.Também, podem ser adquiridos em conserva (enlatados), resfriados, congelados, salgados (bacalhau) e defumados (arenque, salmão ou truta e tilápia).

Em resumo, pode-se afirmar: que por causa de todas essas vantagens, incluir ou aumentar o consumo de peixes na alimentação é uma boa atitude para obter os benefícios que os seus nutrientes essenciais proporcionam.

 


Por Silvana Teixeira.
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