WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Semana do Campo CPT!

Piscicultura e suas técnicas

Aprenda sobre as fases da piscicultura, o cultivo em tanques-rede, a importância das vitaminas e a criação de tilápia e tambaqui

Piscicultura e suas técnicas   Artigos Cursos CPT


A criação de peixes é uma atividade que está crescendo em todo o mundo em um ritmo acelerado. De acordo com estimativas da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a atual produção de pescado deverá dobrar nos próximos quinze anos. E o Brasil é um país com grande potencial para a atividade, devido às suas condições climáticas favoráveis e abundância em recursos hídricos.

Criação de Peixes


O cultivo de peixes é constituído de três etapas: alevinagem, recria e engorda. Para cada uma é necessário o conhecimento correto e o manejo adequado, pois essas têm suas especificidades. Atualmente, é recomendado que cada fase seja executada em processos diferentes.

Vitaminas


Em geral, quinze vitaminas são consideradas essenciais para os peixes: as lipossolúveis, A, D, E, K, e as hidrossolúveis, ácido ascórbico, biotina, tiamima (B1) e piridoxina (B6). As exigências vitamínicas variam em função da espécie, tamanho, velocidade de crescimento, inter-relação de nutrientes, ambiente e funções metabólicas, ou seja, resistência a doenças, além do sistema de cultivo e os hábitos alimentares.

Tanques-rede


Tanques-rede são gaiolas construídas com armação galvanizada e laterais cercadas por telas especiais, de arame revestido com plástico de alta aderência, que podem ser colocados dentro de represas ou rios. Esses são mais utilizados para a criação de tilápias e surubins. Na região Amazônica têm sido usados, também, para o cultivo de tambaqui.

Não podem ser usados na fase de cria se os alevinos se alimentarem de plâncton, pois esse alimento só é produzido em viveiros de terra.  De acordo com o professor José Eduardo Aracena Rasguido, “nesse cultivo, o manejo dos peixes consiste em medir a temperatura da água da represa e em fazer a biometria, que é a avaliação do desenvolvimento dos animais, a fim de determinar a quantidade de ração que deve ser oferecida”.

Criação de tilápias


Dentre as diversas espécies criadas no país, a tilápia recebe destaque por causa das técnicas adotadas na sua produção. Essas permitem que o piscicultor tenha elevada produtividade. Por ser um animal tropical, a temperatura ideal para a criação deve estar entre 26 e 30ºC. Por isso, poderá ser cultivada em quase todo território brasileiro.

Criação de tambaqui


O tambaqui é um peixe tradicionalmente consumido pela população da região Amazônica. Por ter carne saborosa, faz parte dos pratos típicos brasileiros e está ganhando o mercado internacional. É também muito procurado por donos de pesgue-pague.

Seja no cultivo semi-intensivo em tanques escavados, seja em tanques-rede, os resultados são satisfatórios. O tambaqui já foi pesquisado em diversas situações, o que permite ao produtor criá-lo amparado nas informações zootécnicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.

Por: Clara Peron.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Heldor Sackvil

25 de abr de 2012

Tenho uma chácara de 4 hectares de terra com bom potencial de água pluvial. Gostaria de implantar uma criação de peixes, tilápia e outra espécie carnívora que me dê condições para aproveitamento de resíduos dos demais peixes e aves. Qual o curso (vídeo) corresponderia às minhas espectativas? No aguardo. Héldor

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mai de 2012

Boa tarde, Heldor!

A carne de tilápia é muito requisitada no Brasil e em diversos outros países. Isso se deve ao seu aroma peculiar, ao seu sabor diferenciado e ao seu baixo teor de gordura, sendo, portanto, componente indispensável em qualquer dieta saudável. Além disso, filés de tilápia são ótima fonte de ômega 3, substância essencial ao nosso organismo, e não possuem espinhas. A criação dessa espécie se caracteriza pelo manejo simples e pela boa margem de lucro oferecida ao investidor. O lucro é oriundo da comercialização da carne do peixe para restaurantes e da sua carcaça para fábricas de adubo ou ração. Há também grande demanda de óleo de peixe pela indústria de cosmético. Essa espécie tem ainda o couro muito visado pela indústria da moda para a produção de bolsas, sapatos e acessórios refinados.

Os cursos Criação de Tilápias, Criação de Tilápias em Tanques-Rede, Criação de Peixes e Nutrição e Alimentação de Peixes, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, podem te auxiliar nesse investimento. Não deixe de conferir também algumas das nossas matérias sobre piscicultura, como Cuidados específicos para criação de tilápias, Nutrição e alimentação de peixes são essenciais para o sucesso da piscicultura e Demanda por pescado incentiva piscicultura no Brasil.

 

Para mais informações sobre os cursos, nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!