WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Piscicultura e suas técnicas

Aprenda sobre as fases da piscicultura, o cultivo em tanques-rede, a importância das vitaminas e a criação de tilápia e tambaqui

Piscicultura e suas técnicas    Artigo CPT


A criação de peixes é uma atividade que está crescendo em todo o mundo em um ritmo acelerado. De acordo com estimativas da FAO — Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a atual produção de pescado deverá dobrar quinze anos nos próximos.


O Brasil é um país com grande potencial para a atividade, devido às suas condições climáticas favoráveis e abundância em recursos hídricos, veja mais sobre a piscicultura com o professor Augusto dos Santos do Curso CPT de Criação de Tilápias em Tanques-Rede. 


- Criação de Peixes

O cultivo de peixes é constituído de três etapas: alevinagem, recria e engorda. Para cada uma é necessário o conhecimento correto e o manejo adequado, pois essas têm suas especificidades. Atualmente, é recomendado que cada fase seja executada em processos diferentes.


- Vitaminas

Em geral, quinze vitaminas são consideradas essenciais para os peixes: as lipossolúveis, A, D, E, K, e as hidrossolúveis, ácido ascórbico, biotina, tiamima (B1) e piridoxina (B6). As exigências vitamínicas variam em função da espécie, tamanho, velocidade de crescimento, inter-relação de nutrientes, ambiente e funções metabólicas, ou seja, resistência a doenças, além do sistema de cultivo e os hábitos alimentares.


- Tanques-rede

Tanques-rede são gaiolas construídas com armação galvanizada e laterais cercadas por telas especiais, de arame revestido com plástico de alta aderência, que podem ser colocados em represas ou rios. Esses são mais utilizados para a criação de tilápias e surubins. Na região Amazônica têm sido usados, também, para o cultivo de tambaqui.

Não podem ser usados na fase de cria se os alevinos se alimentarem de plâncton, pois esse alimento só é produzido em viveiros de terra.  De acordo com o professor José Eduardo Aracena Rasguido, “nesse cultivo, o manejo dos peixes consiste em medir a temperatura da água da represa e em fazer a biometria, sendo a avaliação do desenvolvimento dos animais, a fim de determinar a quantidade de ração que deve ser oferecida”.


- Criação de tilápias

Dentre as diversas espécies criadas no país, a tilápia recebe destaque por causa das técnicas adotadas na sua produção. Essas permitem que o piscicultor tenha elevada produtividade. Por ser um animal tropical, a temperatura ideal para a criação deve estar entre 26 e 30 °C. Por isso, poderá ser cultivada em quase todo território brasileiro.


- Criação de tambaqui

O tambaqui é um peixe tradicionalmente consumido pela população da região Amazônica. Por ter carne saborosa, faz parte dos pratos típicos brasileiros e está ganhando o mercado internacional. É também muito procurado por donos de pesgue-pague.

Seja no cultivo semi-intensivo em tanques escavados, seja em tanques-rede, os resultados são satisfatórios. O tambaqui já foi pesquisado em diversas situações, o que permite ao produtor criá-lo amparado nas informações zootécnicas.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista o vídeo!



Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura.
Por Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Joel Segunda Monteiro Dias

15 de jun. de 2023

tenhointerece

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jun. de 2023

Olá, Joel Segunda Monteiro Dias! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Sergio

14 de jul. de 2022

O tema é muito pertinente, eu gosto de falar de piscicultura, essa é minha paixão.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago. de 2022

Olá, Sergio.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo!! Sempre buscamos produzir conteúdos relevantes para o nosso público.

Atenciosamente,

Equipe CPT

jose carlos stockler cintra

4 de jul. de 2022

Eu tenho um lago natural de aproximadamente 18.000 metros quadrados e com um profundidade média de 5 metros! Já tentei começar a criação de peixes com tanques rede ( não era de metal ) mas apareceram lontras que furaram os tanques e comeram os peixes! O que posso fazer para criar tilápias e impedir que tenha esse prejuízo com as lontras? Atenciosamente, José Carlos

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jul. de 2022

Olá, Jose.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Pesquisas apontam que o cheiro de cachorros, de qualquer raça, pode espantar as lontras. Mas lembre-se que o intuito é que eles passeiem pela propriedade, e não que ataquem ou matem a lontra. “A urina e o pelo molhado dos cachorros resultam em um odor forte, fazendo com que o cachorro não tenha a função de matar a lontra, mas sim, espantar”, afirmam. Também recomendamos que busque um especialista da área próximo a sua região, para garantir resultados mais eficazes.

Atenciosamente,

Equipe CPT

Heldor Sackvil

25 de abr. de 2012

Tenho uma chácara de 4 hectares de terra com bom potencial de água pluvial. Gostaria de implantar uma criação de peixes, tilápia e outra espécie carnívora que me dê condições para aproveitamento de resíduos dos demais peixes e aves. Qual o curso (vídeo) corresponderia às minhas espectativas? No aguardo. Héldor

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mai. de 2012

Boa tarde, Heldor!

A carne de tilápia é muito requisitada no Brasil e em diversos outros países. Isso se deve ao seu aroma peculiar, ao seu sabor diferenciado e ao seu baixo teor de gordura, sendo, portanto, componente indispensável em qualquer dieta saudável. Além disso, filés de tilápia são ótima fonte de ômega 3, substância essencial ao nosso organismo, e não possuem espinhas. A criação dessa espécie se caracteriza pelo manejo simples e pela boa margem de lucro oferecida ao investidor. O lucro é oriundo da comercialização da carne do peixe para restaurantes e da sua carcaça para fábricas de adubo ou ração. Há também grande demanda de óleo de peixe pela indústria de cosmético. Essa espécie tem ainda o couro muito visado pela indústria da moda para a produção de bolsas, sapatos e acessórios refinados.

Os cursos Criação de Tilápias, Criação de Tilápias em Tanques-Rede, Criação de Peixes e Nutrição e Alimentação de Peixes, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, podem te auxiliar nesse investimento. Não deixe de conferir também algumas das nossas matérias sobre piscicultura, como Cuidados específicos para criação de tilápias, Nutrição e alimentação de peixes são essenciais para o sucesso da piscicultura e Demanda por pescado incentiva piscicultura no Brasil.

 

Para mais informações sobre os cursos, nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?