WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Piracema: você já ouviu falar dela? Sabe qual é a sua importância?

A piracema é a maneira natural que o peixe possui para desencadear as alterações fisiológicas necessárias para a reprodução (hormônios)

Piracema: você já ouviu falar dela? Sabe qual é a sua importância?   Artigos Cursos CPT

 

A piracema é a maneira natural que o peixe possui para desencadear as alterações fisiológicas necessárias para a reprodução. “Essas alterações têm como resultado a liberação de hormônios da reprodução”, afirma Dr. Manuel Braz, professor do Curso a Distância CPT Produção de Alevinos, em Livro+DVD e Curso Online.

Os peixes que realizam piracema são classificados como peixes migratórios, enquanto os demais são classificados como secundários. Os primeiros, para fecharem seu ciclo reprodutivo, necessitam de três ambientes diferentes dentro da bacia hidrográfica: área de desova, área de crescimento e área de alimentação. Como esses ambientes são encontrados em diferentes locais da bacia, os peixes precisam nadar rio acima em busca dessas condições. Os peixes sedentários, por sua vez, conseguem completar seu ciclo de vida na mesma área da bacia hidrográfica onde vivem e por isso não realizam piracema.

Portanto, o movimento migratório é fundamental para promover as alterações necessárias na fisiologia reprodutiva das espécies de piracema, uma vez que disparam gatilhos ligados com a reprodução desses peixes. Quando criados em cativeiro, as espécies de peixes que necessitam da piracema são submetidas à técnica de aplicação de hormônios, visando deixá-los propensos à reprodução. Esse processo é chamado de indução hormonal e deve ser realizado na mesma época em que ocorre a piracema.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!