WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O sistema de aquaponia é sustentável. Certo ou errado?

A aquaponia é sustentável, pois, além de reaproveitar os nutrientes que seriam desperdiçados, o consumo de água na produção dos peixes pode ser reduzido em relação aos sistemas convencionais

O sistema de aquaponia é sustentável. Certo ou errado?   Artigos Cursos CPT

 

De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em uma definição bastante ampla e difundida, desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”. Assim, implica na utilização dos recursos naturais de maneira a preservá-los para a utilização futura, permitindo que as pessoas possam atingir desenvolvimento econômico, social e cultural hoje e sempre.

O sistema de Aquaponia é sustentável, pois, além de reaproveitar os nutrientes que seriam desperdiçados e lançados no ambiente, o consumo de água na produção dos peixes pode ser reduzido em até 90% a 95%, em relação aos outros sistemas convencionais”, afirma Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.

A aquaponia promove reaproveitamento integral do efluente, evitando, assim, a descarga de resíduos no meio ambiente, preconiza a não utilização de defensivos químicos e a redução na utilização de fertilizantes químicos, aumentando a segurança alimentar dos produtos comercializados.

Pesquisas realizadas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na sede Tabuleiros Costeiros, em Aracaju/SE, obtiveram resultados muito animadores que indicam a possibilidade de crescimento dos vegetais de forma semelhante ou superior aos obtidos em cultivos hidropônicos convencionais. O mesmo foi observado com os peixes, sendo que o peso comercial é alcançado no mesmo período das outras formas de criação, como em viveiros escavados ou em tanques-rede. (EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS/2015)

Como a Aquaponia pode ser implantada em pequenas áreas, em várias partes do mundo, essa técnica já está sendo utilizada por um número cada vez maior de pessoas que pretendem produzir seus próprios alimentos de forma saudável e sem agredir o meio ambiente.

Por ser passível de implantação em áreas urbanas, a aquaponia possibilita, também, a comercialização regionalizada de seus produtos sustentáveis. Portanto, além da redução na geração de resíduos e o aumento na segurança alimentar, esse sistema produtivo permite uma redução no percurso traçado entre o produtor e o consumidor final, reduzindo a utilização de transportes e combustível, além da comercialização de um produto mais fresco.

No Brasil, o número ainda é pequeno, mas várias pessoas já estão implantando esse sistema nas suas residências e obtendo resultados animadores.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Como explicar a boa qualidade da água no sistema aquapônico?
- Aquaponia: o que é e qual a sua vantagem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!