O peixe Guppy pertence aos Ciprinodontídeos, que incluem os vivíparos (platys, guppys e espadas) e ovíparos (killis). São originários da América Central e América do Sul. Possuem pequenos dentes nas maxilas, muitas vezes chamados carpas dentadas (toothcarps). As fêmeas alcançam até 6,5cm, mas já procriam com 2,5cm. Os machos são menores e alcançam até 3,5cm. Entretanto, os guppies machos apresentam cores muito bonitas, ao contrário das fêmeas, que são pouco coloridas. Outra característica bastante importante é que os guppies apresentam uma grande variedade quanto à nadadeira caudal, dos mais diversos formatos. São peixes muito ativos e cheios de vida, nadando a todo o momento.
Outra vantagem é quanto à rusticidade do guppy, pois não exigem muitos equipamentos no aquário e suportam condições adversas de vida por muito mais tempo que os demais peixes ornamentais. No entanto, fêmeas de guppy grávidas ficam muito sensíveis ao frio, por isso a temperatura da água deverá manter-se a 24ºC. Caso contrário, elas podem sofrer o ataque de uma praga de íctio (ponto branco) ou mesmo fungos. Nestes casos, além de elevar a temperatura da água, deve-se adicionar, por exemplo, sera-ectopur em conjunção com sera-costapur, conforme as instruções.
Reprodução
Um macho de guppy pode fertilizar de 3 a 5 fêmeas. Os ovos do guppy são fertilizados no corpo da mãe, permanecendo nele, até o momento do nascimento. Com 3 meses as fêmeas do guppy já atingem a maturidade sexual. Sua gestação fica em torno de 22 a 26 dias, sendo o intervalo entre os partos um pouco maior. Geralmente nascem de 30 a 60 alevinos de guppy. Isso depende do tamanho da fêmea e da qualidade da alimentação. A primeira gestação, independente de outros fatores, normalmente produz poucos alevinos. Há mães que ignoram os filhos, há as que os devoram prontamente (canibalismo). Alguma forma de proteção deve ser providenciada, como plantas densas, telas, escorredores plásticos de macarrão ou qualquer outro dispositivo que sirva de abrigo. Os alevinos podem ficar até 2 dias sem alimento, pois nascem com um saco vitelino.
Alimentação
Os guppys são omnívoros e gostam de carne e vegetais. Deve-se alimentá-lo várias vezes ao dia, desde que seja em pequenas porções. Eles adoram alimentos vivos, como artêmias salinas ou enquitreias. Mas também comem alimentos secos, em flocos, granulados ou liofilizados. Jamais deixe restos de comida no fundo do aquário. Os guppys têm uma boca pequena e um intestino bastante comprido, por isso cerca de duas horas mais tarde já estão com fome, mas restos em demasia são um mau hábito que pode originar a perda da qualidade do aquário de que tanto gosta. Os recém-nascidos podem ser alimentados com sera-mikropan. Você pode fazer uma papa, misturando-o com água. Da mesma forma, alimente-os várias vezes ao dia, alternando com artemia recém-nascida, para garantir um crescimento saudável. Utilize muitas plantas, umas com raiz e outras flutuantes, para que as crias possam esconder dos pais (que podem comê-los) e, ao mesmo tempo, crescer sem problemas. Sagittarias, fetos americanos, synnemas, cabombas e muitas outras espécies servem perfeitamente.
Algumas variedades de guppy
A variedade Moscow Black possui cor de um azul intensamente escuro. As atuais variedades se distinguem principalmente pelo formato da cauda. Nesse aspecto, há grande diversidade, desde a delta, mais valorizada, até a véu, a espada, a lira, a bolha, entre outras. A variedade Gold Red possui o corpo dourado e as nadadeiras dorsal e caudal vermelhas. A variedade HB Yellow possui o corpo escuro e as nadadeiras amarelas. Já o Yellow possui o corpo cinza claro (original) e as nadadeiras amarelas. Há uma gama enorme de cores e combinações, algumas mais valorizadas, outras menos. Há também a variedade Moscow, totalmente azul, verde ou púrpura metálicos; a variedade Mikariff, com o corpo todo amarelo (embora com a caudal pequena); o Full Red, totalmente vermelho. Existem padronagens bastante complexas, como as dos cobras (snakeskin) e dos multi. O termo AOC (any other color) é empregado para as variedades que não se classificam entre as tradicionais, como o Leopardo. Há também variedades albinas, não menos importantes que as demais.
Classificação quanto ao formato da cauda
Guppy Veiltail (cauda véu): A nadadeira caudal deve ter a forma de um triângulo isósceles de 45º, de 10/10 do comprimento do corpo.
Guppy Triangletail (cauda delta): A nadadeira caudal deve ter a forma de um triângulo de 70º, de 8/10 do comprimento do corpo.
Guppy Fantail (leque/ventilador): A nadadeira caudal é delicadamente curva nas bordas superiores e mais baixas. Seu comprimento corresponde a 8/10 do comprimento do corpo.
Guppy Scarftail (lenço/bandeira): A caudal tem uma forma retangular e seu comprimento corresponde a 8/10 do comprimento do corpo.
Guppy Double Swordtail (cauda dupla espada): A caudal tem uma forma básica oval e duas extensões em forma de espada nos raios superiores e inferiores da cauda.
Guppy Top Swordtail (espada superior): A caudal tem uma forma básica oval e uma extensão em forma de espada no raio superior.
Guppy Bottom Swordtail (espada inferior): A caudal tem uma forma básica oval e uma extensão em forma de espada no raio inferior.
Guppy Lyretail (cauda Lira): A caudal tem a forma de uma lira. A forma básica é redonda e não deve exceder 4/10 do comprimento do corpo.
Guppy Cofertail (cauda em forma de pá): A forma da caudal se parece com uma pá. O início da caudal é redonda e se abre paralelamente ao eixo do corpo.
Guppy Speartail (forma de lança): A caudal tem a forma da ponta de uma lança. Seu comprimento corresponde 8/10 do comprimento do corpo.
Guppy Roundtail (cauda redonda): A caudal é redonda com um diâmetro de 5/10 do comprimento do corpo.
Guppy Pintail (cauda alfinete): A forma básica da caudal é arredondada, com um diâmetro de 4/10 do comprimento do corpo. A dorsal é fina e se levanta, íngreme no início. Já a extremidade é pontuda e se afina a partir do último terço de seu comprimento.

Características dos machos para concursos
O tamanho ideal é de 3,2 cm, o que faz com que o guppy receba 8 pontos. Se tiver 2,5 cm, receberá só 6 pontos. As fêmeas são maiores e o tamanho de corpo ideal é de 5,70 cm ou maior, o que faz com que receba 11 pontos por isso.
Forma do corpo
O corpo deve ser arredondado, e não curvado. Não pode ter calombos ou convexidades, pois, dessa forma, perderá pontos. Não deve haver depressões após os olhos. Visto de cima, o corpo deve ser reto, sem deformidades na espinha dorsal. O pedúnculo deve ser forte, na proporção de duas unidades de altura para três de comprimento.
Cor do corpo
A cor do corpo deve ser uniforme da dorsal até a caudal, indo até a cabeça. Se o peito do guppy não for colorido, ele perderá alguns pontos. A intensidade da cor é muito importante, o vermelho fraco terá menos pontos do que o vermelho intenso. Uma padronagem fechada terá mais pontos do que uma com falhas ou pouco definidas.
Comportamento
Um guppy prostrado no fundo do aquário obterá o mínimo de pontos. Já o que se movimenta com vivacidade obterá o máximo de pontos.
Simetria
Uma simetria excepcional terá o máximo de pontos. Já uma desarticulação entre as proporções das partes terá menos pontos quanto maior for o desequilíbrio.
Aprenda sobre peixes ornamentais, acessando o curso Produção de Peixes Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Bernardo dos Reis
18 de nov. de 2023Muito bom fala tudo que nós precisamos

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov. de 2023Olá, Bernardo dos Reis! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Carlos Andre Schoene aenishaenslin
12 de abr. de 2023Bom dia, percebi que a proporção de nascimento de Guppys machos em meu aquário é muito superior ao de fêmeas. Existe algum fator externo que possa estar causando este desequilíbrio na proporção, se há, como posso corrigir? Grato.

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de abr. de 2023Olá, Carlos! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.
Acesse o link e conheça mais sobre o nosso Curso Online Produção de Peixes Ornamentais
https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/producao-de-peixes-ornamentais
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Aurenio Dias
10 de abr. de 2022Gostei

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de mai. de 2022Olá, Aurenio! Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro

Marcelo
2 de mai. de 2021Vcs, tem cursos com especialistas em criação de guppys on-line

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de mai. de 2021Olá, Marcelo
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre nossos cursos.
Atenciosamente,
Erika

Marcus Vinícius
28 de out. de 2020Boa noite, tudo bem? Recentemente adquiri três guppys, sendo duas fêmeas e um macho. Com o passar dos dias suas colorações foram diminuindo ficando totalmente transparente. E mesmo depois de se reproduzirem já pela segunda vez, ambos, adultos e alevinos, continuam sem coloração. Sua alimentação é bem variada, de ração a vegetais. Desde já, deixo meus agradecimentos e parabéns pelo ótimo conteúdo abordado.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de out. de 2020Olá, Marcus!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes em saber que gostou da nossa matéria.
Uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

Priscilla Lourenço da Silva
29 de mai. de 2020Boa noite . Estou com um aquário e com 3 peixe 2 fêmeas e 1 macho de platy e uma fêmea que tá buchuda ela se esconde o dia todo só sai pela noite os outros dois o macho e a outra fêmea fica dia todo fora nadando já essa se esconde e sai pela noite , não sei se por ela ser mais veia tem algo relacionado, saberia me dá alguma informação sobre . Muito obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de jun. de 2020Olá,Priscilla
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site.
Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área em sua região para que o mesmo possa orientá-la de forma mais eficiente.
Atenciosamente.
Erika Lopes

Uderli Peres de Meireles
23 de abr. de 2020Minha guppy estava bem barriguda mais ela está emagrecendo e não teve peixinho

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de abr. de 2020Olá,Uderli Peres
Como vai?
Agradecemos sua visita.
No seu caso, o indicado é procurar por um médico veterinário, para que ele possa examinar o animal, para que tenha o diagnóstico exato da doença. Só assim será possível realizar o tratamento de forma certeira e eficiente.
Atenciosamente.
Erika Lopes

Cami Laurett
2 de nov. de 2019oi boa tarde! Minha peixe fêmea teve os filhotes dia 8/10 e hoje (2/11) ela apareceu com uma O"corda" embaixo da barriga. Gostaria de saber o que é isso. p.s: os peixes filhotes continuam separados dos pais e o macho não tem essa "corda"

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de nov. de 2019Olá.Cami
Tudo bem?
Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Allan Lincon Faustino de souza
1 de jul. de 2019Olá boa tarde Dois dias atrás tive um incidente no meu aquário, saí de casa e a minha guppy que estava grávida pulou do aquário cheguei em casa ela estava no chão peguei ela é voltei para o aquário comunitário, ela estava machucada pela queda e os outros peixes estavam a perseguindo. Então, a coloquei na criadeira, uma horas depois ela começou a ter os filhotes, de 16 filhotes que nasceram 4 nasceram mortos entre os 12 vivos dois nasceram siameses, estão vivos e nadando bem. Não sei o porque nasceram assim e nem se tem que ser dado algum tratamento específico. Sou nova nesse universo de peixes.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de jul. de 2019Olá Allan Lincon Faustino de Souza,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O nascimento de siameses ocorre pela não divisão completa do óvulo fecundado, sendo assim, os filhotes nascem com alguma parte unida. O que você pode fazer para preservar esses filhotes siameses é deixá-los em um aquário separado, até que eles completem cerca de 30 a 45 dias.
Em relação a alimentação, ela deverá ser administrada normalmente.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Carlos Antonio da Silva
16 de fev. de 2019Gostei muito da orientação estou começando a produção de peixes ornamentais.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de fev. de 2019Olá Carlos,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto