WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fertilização em viveiros de peixes: por que fazer, qual a sua importância?

A fertilização é um manejo muito importante de ser realizado, principalmente quando os viveiros são utilizados para a criação de espécies de peixes filtradores

Fertilização em viveiros de peixes: por que fazer, qual a sua importância?   Artigos Cursos CPT

Um importante manejo que se deve realizar nos viveiros diz respeito à fertilização, prática realizada com a finalidade de promover a produção de alimento natural para os peixes de cultivo, por meio do aumento da produção de fitoplâncton, ou seja, da produção primária no ambiente dos viveiros.

"A fertilização é um manejo muito importante de ser realizado, principalmente quando os viveiros são utilizados para a criação de espécies de peixes filtradores, ou seja, aqueles que têm a habilidade de se alimentar dos fitoplânton e zooplâncton (microrganismos) “filtrando” a água dos viveiros", afirma Giovanni Resende, professor do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Peixes.


Assim, tendo maior disponibilidade de microrganismos para o consumo dos peixes, haverá diminuição na quantidade de ração balanceada, fornecida aos mesmos, resultando em diminuição do custo de produção, uma vez que, em uma piscicultura, a ração é o item de maior custo variável.

A fertilização deve ser realizada antes mesmo de se fazer o povoamento dos viveiros com os alevinos, visando fazer o fornecimento de alimento em quantidade e qualidade para atender às diferentes fases de desenvolvimento dos peixes.

A fertilização dos viveiros poder ser feita com adubo químico ou orgânico. Na adubação orgânica, utilizam-se compostos vegetais e, ou esterco seco (curtido) de animais domésticos, ricos em nitrogênio, fósforo e diversos micronutrientes. É preciso ficar atento à quantidade e à qualidade de adubo orgânico a ser colocada nos viveiros, uma vez que o seu processo de decomposição afetará a quantidade de oxigênio disponível para os peixes e demais organismos do viveiro, podendo seu uso incorreto ocasionar a morte dos peixes.

A primeira adubação orgânica deve ser feita de sete em sete dias, após a calagem, sendo que o esterco deve ser distribuído a lanço, uniformemente, no fundo do tanque vazio ou por toda a superfície da água, quando o tanque já estiver cheio. Assim como ocorre na calagem, a fertilização pode ser feita diluindo-se previamente os materiais. Nessa primeira adubação, deve-se aplicar uma dosagem maior do composto orgânico, para promover liberação mais lenta dos nutrientes. Além disso, em viveiros recém-construídos contribuirá com a impermeabilização do fundo e das paredes do viveiro.

Os nutrientes presentes nos adubos químicos são liberados mais rapidamente em relação aos orgânicos. Para fazer a fertilização química dos viveiros de peixes, os adubos químicos mais utilizados são o nitrogênio (sulfato de amônia) e os superfosfatos simples e triplos.

A recomendação para a adubação química é:


• Adubação inicial: aplicar, em torno de 200 kg de sulfato de amônia por hectare de área alagada; e
• Adubação de manutenção: é feita com 150 kg de superfosfato triplo por hectare de área alagada, aplicados em quatro doses: a primeira é feita sete dias após a adubação inicial, com 75 kg. As outras doses são feitas em três aplicações de 25 kg, com intervalos de 15 dias entre elas.

Independentemente de a adubação ser orgânica ou química, o produtor deve ficar atento à ocorrência de algumas situações que são indicativas da falta de oxigênio na água, o que pode causar a morte dos peixes.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Assoeiro João Agostinho

10 de out. de 2023

Eu serdamente consto de compartilhar com as pessoas acerca da área de aquacultura, e pretende apresentar melhor com vosco meu muito obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de out. de 2023

Olá, Assoeiro João Agostinho! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

 
Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?