
“A alevinagem é a produção de alevinos em criatórios especializados. Quando atingem tamanho e peso ideais, esses filhotes de peixe são comercializados para outras pisciculturas, responsáveis por fazer a recria e a engorda destes. Daí a importância de se produzir alevinos de qualidade, o que é possível com alguns cuidados essenciais”, ressaltam Manuel Braz e Guido Salardani, professores do Curso CPT Produção de Alevinos.
Viveiros
Um dos cuidados a serem tomados é em relação aos viveiros de produção de alevinos. Nesses berçários, vivem os alevinos conforme as fases de desenvolvimento. Se forem criados alevinos de espécies diferentes, cada uma delas deve ser alocada em um viveiro específico. Principalmente porque a alimentação e a reprodução das espécies variam. Algumas são carnívoras; outras, herbívoras, além das omnívoras.
Da mesma forma, deve-se garantir a temperatura ideal dos viveiros, assim como a oxigenação da água e a limpeza dos criatórios, para que os alevinos tenham condições de sobreviver. Sem falar da adubação, que permite o desenvolvimento de fito e zooplâncton nos viveiros, que servem de alimento para os alevinos, além de produzirem oxigênio e impermeabilizarem os reservatórios.
Alimentação
A alimentação dos alevinos deve considerar as suas necessidades nutricionais de acordo com a espécie. As espécies omnívoras, por exemplo, alimentam-se de animais e vegetais, além de ração de qualidade. Como algumas espécies apresentam altos índices reprodutivos, os viveiros devem manter um número maior de machos em relação às fêmeas. Caso contrário, haverá superpopulação nos viveiros, o que impacta na oxigenação e na qualidade da água, bem como na quantidade adequada de alimento para os alevinos.
Pesagem e medição
A pesagem e a medição dos alevinos devem ser realizadas periodicamente. Geralmente, são feitas quatro pesagens para calcular o peso médio dos alevinos. Quanto à medição dos alevinos, esta deve ser realizada, individualmente, com o auxílio de um paquímetro. Em seguida, os alevinos devem ser selecionados por tamanho para a padronização. O processo deve ser feito em vários viveiros sete dias antes de os alevinos serem comercializados. A prática reduz o estresse e a mortalidade dos alevinos no transporte.
Depuração
Outro cuidado importante na alevinagem concerne à depuração dos alevinos antes do transporte e da comercialização. No processo, eles são transferidos para viveiros menores, onde permanecem por até 48 horas, com o objetivo de reduzir o seu metabolismo para que estejam em boas condições no dia do transporte. A prática também reduz a formação de amônia e o consumo de oxigênio na água.
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura:
Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura
Criação de Tilápias em Tanques-rede
Fonte: MF Rural
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.