WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de surubim em pisciculturas: saiba mais sobre o assunto

A criação de surubim em pisciculturas é, basicamente, constituída por três etapas, ou seja: a alevinagem, a recria e a engorda

Criação de surubim em pisciculturas: saiba mais sobre o assunto   Artigos Cursos CPT

 


O surubim é uma espécie de peixe nobre, sem escamas, que possui carne branca de sabor agradável e, por isso, tem grande aceitação pelos consumidores.

A carne do surubim, também conhecido como pintado, vem sendo comparada, no mercado, com o salmão. Sua criação em pisciculturas é, basicamente, constituída por três etapas: a alevinagem, a recria e a engorda.

Segundo José Eduardo Aracena Rasguido, professor CPT da  área Piscicultura, “A etapa de alevinagem é realizada por empresas que fornecem os filhotes (alevinos). Com isto, o piscicultor ficará responsável pelas fases de recria e de engorda”.

Pintado Obtenção dos alevinos


No processo de obtenção dos alevinos é muito importante que o piscicultor tenha conhecimento dos critérios de aquisição, de como eles poderão ser transportados e quais são as técnicas de soltura dos alevinos nos tanques de recria.

Pintado Fases de cria e de engorda


Essas poderão ser realizadas em tanques de terra ou em tanques-rede.

- Tanques de terra

Os tanques de terra para a piscicultura nada mais são que reservatórios de água construídos na propriedade para esta finalidade.

Eles poderão ser utilizados tanto para a recria como para a engorda e deverão ser construídos em terrenos com topografia plana, para facilitar o abastecimento de água por gravidade.

A capacidade bem como o número de tanques deverão ser estabelecidos em função do volume de produção de peixes que se deseja obter. A utilização dos tanques de terra, tanto para a recria como para a engorda, requer conhecimentos dos seguintes aspectos: construção dos tanques; dimensionamento; elementos de proteção e segurança; e da preparação que os tanques deverão receber sempre que for receber novas remessas de peixes.

As dimensões dos tanques de recria deverão ser definidas em função do tamanho dos tanques de engorda. Independentemente de se tratar de tanques de recria ou de engorda, eles deverão possuir formato retangular, para facilitar a captura com rede.


- Tanques-rede

Os tanques-rede nada mais são que gaiolas de telas especiais, que são colocadas dentro de represas ou rios. No interior dessas gaiolas, os peixes serão mantidos em confinamento durante o tempo necessário.

Este tipo de tanque também poderá ser utilizado no período de recria dos alevinos, bem como na fase de engorda dos peixes. Portanto, são estruturas apropriadas para fazer a criação de peixes em alta densidade.

Da mesma forma que nos tanques de terra, o sucesso da piscicultura em tanques-rede está relacionado ao entendimento dos seguintes aspectos construtivos dos tanques: redimensionamento dos mesmos; técnicas corretas de instalação dos tanques-rede nas represas; e o preparo dos tanques-rede para receber os peixes, tanto na fase de recria como na de engorda.

Pintado Comercialização dos surubins


 Os surubins deverão ser comercializados quando atingirem um peso médio de 2 kg, o que geralmente ocorre após 16 a 18 meses de engorda. Este peso é considerado o ideal, pois a parir dele, além de haver uma redução considerável na conversão alimentar, peixes com mais de 2 kg são menos preferidos pelos consumidores. Poderão ser vendidos vivos, para pesqueiros, ou abatidos, para restaurantes, supermercados etc.

- Comercialização do peixe vivo

Para que os surubins sejam comercializados vivos, diretamente para pesqueiros, eles deverão ser capturados dos tanques de depuração e imediatamente transferidos para caixas contendo água do mesmo local de onde foram retirados, para evitar choques de temperatura e de pH.

- Comercialização do peixe abatido

Para  que  os  surubins  sejam  comercializados  abatidos,  eles  deverão  estar  inteiros, eviscerados, em bandas ou filetados. A comercialização do peixe eviscerado será feita retirando-se apenas as vísceras. Para se obter os filés, será necessário retirar a cabeça, as nadadeiras, a pele e os ossos dos peixes.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Cria surubins? Aprenda a soltar os alevinos no tanque!
- Ao iniciar uma criação comercial de surubim, atente-se à água


Quer saber mais? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Virginia

28 de mar. de 2023

Bom dia! Quero mais informações sobre este curso

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de abr. de 2023

Olá, Virginia! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que uma consultora da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso WhatsApp é +5531992940024

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Marivalda Rodrigues Farias

8 de set. de 2022

Quero muito fazer este curso

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de set. de 2022

Olá, !Marivalda  Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Mariana Teixeira

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?