WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de rãs - manejo de reprodução e manejo de mantença no ranário

O manejo reprodutivo de rãs tem o objetivo de reduzir o grau de consanguinidade e seus efeitos maléficos no plantel. O manejo de mantença visa preparar as rãs para a temporada de reprodução

Criação de rãs - manejo de reprodução e manejo de mantença no ranário

 

Manejo reprodutivo são os procedimentos que direcionam a ocorrência dos acasalamentos dentro de determinado interesse zootécnico para ganhos de produtividade do plantel de um determinado ranário. O controle da herança genética dos animais reprodutores é o ponto de partida para o controle das proles resultantes dos acasalamentos que ocorreram no ranário, com o objetivo de reduzir o grau de consanguinidade e seus efeitos maléficos no plantel.

No setor de reprodução, os reprodutores permanecem durante todo o ano nas baias de mantença, e são transferidos para as baias de acasalamentos, quando houver necessidade de desovas, seguindo os preceitos do manejo reprodutivo que se deseja implantar.

Já o manejo operacional de rotina, nas baias de mantença, é semelhante ao aplicado nas baias de recria, ou seja, os animais recebem o mesmo tratamento que recebiam enquanto estavam em crescimento ou engorda. A diferença que se encontra nas baias de mantença refere-se apenas à densidade, pois os reprodutores apresentam peso ou tamanho bem maior quando estavam em crescimento nas baias de recria.

É importante esclarecer que a premissa da baia de mantença é manter os animais em boas condições físicas e sanitárias, bem alimentados e preparados para a temporada de reprodução. Nessas baias, a densidade e as características do local não devem possibilitar que haja acasalamentos. Os reprodutores, geralmente, apresentam peso superior a 400 g e a densidade pode variar entre 20 e 30 animais por metro quadrado, dependendo do tipo ou modelo que o ranicultor utiliza.

As atividades de rotina na mantença resumem-se em:

- Troca total da água;
- Limpeza do ambiente; e
- Oferta do alimento.

A ração utilizada é a mesma que é oferecida na fase de recria, em quantidades que variam de acordo com o peso médio dos animais. Já, nas baias de acasalamento, as atividades de limpeza e a devida sanitização das instalações devem anteceder ao uso das mesmas para os acasalamentos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Piscicultura, entre eles o Curso Criação de Rãs - Novas Tecnologias, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Saiba mais sobre a criação de rãs em cativeiro, acessando o artigo abaixo:

Criação de rãs - saiba como é feito o manejo em cativeiro

Criação de rãs - você sabe escolher os reprodutores para o acasalamento?

Criação de rãs - você sabe induzir o acasalamento das rãs reprodutoras em cativeiro?

Criação de rãs - manejo de reprodução e manejo de mantença no ranário

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!