WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de peixes: medição e controle da água em viveiros

Já sabemos que a temperatura da água é de fundamental importância para o desenvolvimento adequado dos peixes. Mas, como é feita a sua medição e controle nos viveiros?

Criação de peixes: medição e controle da água em viveiros   Artigos Cursos CPT

 

Já sabemos que a temperatura da água é de fundamental importância para o desenvolvimento adequado dos peixes. Mas, como é feita a sua medição e controle nos viveiros? “A temperatura da água do viveiro deve ser monitorada na superfície do espelho d’água, na profundidade correspondente ao meio do viveiro e no fundo do mesmo”, afirma Giovanni Resende, professor do Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, em Livro+DVD e Curso Online.

Em algumas exceções, porém, não há necessidade de medição em todos esses níveis, por exemplo:


• Em viveiros rasos e com alta transparência onde quase não há diferença de temperatura, a medição da temperatura de apenas um nível pode ser considerada como representativa de toda a massa d’água do viveiro; e
• Em viveiros com mais de um metro de profundidade e com transparência de 20 a 25 cm, a diferença de temperatura da superfície e do fundo do viveiro poderá variar de 2°C a 4°C. E, portanto, mesmo sendo um viveiro raso, além da aferição da temperatura na superfície, é recomendável que se faça a medição da água do fundo do viveiro.

Para medir a temperatura da água dos viveiros, utiliza-se termômetro, que pode ser o de mercúrio ou o digital, que são instrumentos bem simples de serem utilizados. Quando a temperatura for aferida com o uso do termômetro de mercúrio, será necessário coletar amostras das profundidade do viveiro para conhecer a temperatura da água. Para isso, pode-se fazer uma adaptação, usando materiais bem simples, como: recipiente de vidro com tampa de rolha, uma vara que tenha comprimento suficiente para alcançar o fundo do viveiro e um pedaço de barbante de mesmo comprimento da vara.

Os passos para esse procedimento são os seguintes:


• Fixar o recipiente na extremidade inferior da vara;
• Prender, de forma bem firme, a rolha em uma extremidade do barbante;
• Fixar o barbante ao longo da vara, mas de forma que fique com uma folga que possa deslizar, quando for puxado para cima;
• Feito isso, mergulhar o recipiente tampado no viveiro;
• Quando a profundidade desejada for alcançada, puxar o barbante para destampar o recipiente e, com isso, permitir que água entre nele;
• Decorrido o tempo suficiente para que o recipiente seja totalmente cheio d’água, puxar a vara para retirar o recipiente, contendo a amostra de água, na profundidade desejada, do interior do viveiro;
• Para medir a temperatura da amostra de água, basta que o termômetro seja imerso no recipiente e se faça a leitura da temperatura. Nesse momento, recomenda-se não deixar o bulbo do termômetro encostar no fundo ou na parede do recipiente que contém a amostra de água que está sendo analisada.

Os termômetros digitais possuem um cabo que fica preso em uma extremidade, à base do instrumento; e na outra fica instalado o sensor de temperatura. Assim, o sensor pode ser mergulhado no viveiro, para se medir a temperatura na profundidade desejada.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Especialista: a temperatura da água é muito importante no cultivo de peixes
- Vai iniciar uma piscicultura? Conheça a técnica de Raceway

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!