
A nutrição inadequada dos peixes causa diversas deficiências nutricionais, com sintomas específicos. De maneira geral, todas afetam a velocidade de ganho de peso e por isso causam prejuízo econômico. “Quanto mais intensiva for a criação de peixes, maior será a dependência dos nutrientes da ração e por isso mais comum será o aparecimento de sinais de deficiência nutricional em consequência do uso de rações inadequadas”, explica Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.
A deficiência de proteínas ou de aminoácidos causa baixo ganho de peso e elevada deposição de gordura, enquanto a deficiência de energia (carboidratos e lipídeos) também irá causar baixo ganho de peso, porém, com pouca deposição de gordura.
Deficiências vitamínicas, além de causarem redução do consumo de ração e do ganho de peso, ocasionam lesões cutâneas, incoordenação motora, anemia, hemorragias, etc. Sintomas estes que às vezes se confundem com os apresentados por peixes intoxicados por cobre, alumínio e ferro.
Como a deficiência de diversos nutrientes afeta o desempenho reprodutivo, devemos prestar especial atenção à alimentação dos peixes que serão reprodutores.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Quero criar peixes ornamentais em caixas d'água. É possível?
- Nutrição de peixes ornamentais: como proceder
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.