WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como esvaziar tanques de terra para uma nova remessa de alevinos

Após a captura e transferência dos peixes do tanque de recria para os de engorda, será preciso esvaziá-lo para fazer a sua preparação correta, visando ao recebimento de nova remessa de alevinos

Como esvaziar tanques de terra para uma nova remessa de alevinos   Artigos Cursos CPT

 

Precisa esvaziar tanques de terra para receber uma nova remessa de alevinos? Então, faça-o corretamente. “Após a captura e transferência dos peixes do tanque de recria para os de engorda, será preciso esvaziá-lo para fazer a sua preparação correta, visando ao recebimento de nova remessa de alevinos”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso a Distância CPT Produção de Tilápias em Tanques Escavados.

Esse esvaziamento, normalmente, começa a ser feito no momento da captura, quando uma rede tipo arrastão é passada em toda a extensão do tanque. Nessa ocasião, recomenda-se drenar parte da água para facilitar a operação de captura, geralmente, até atingir metade da profundidade do tanque.

O que fazer?


Para realizar o esvaziamento do tanque, será necessário interromper a entrada de água no mesmo. O esvaziamento deve ser feito de acordo com o tipo de cachimbo instalado: se tubo único, ou tubo segmentado. Qualquer que seja o tipo, recomenda-se o uso de um segundo tubo de PVC, de maior diâmetro, colocado ao redor do cachimbo. Esse tubo, chamado de camisa, precisa ter comprimento maior que o cachimbo, para ser livremente apoiado sobre a tubulação de drenagem e ficar acima do nível da lâmina d’água.

O objetivo é fazer com que a água que sai do tanque continuamente seja proveniente das camadas inferiores, próximo ao fundo do viveiro, porque, normalmente, apresenta parâmetros de qualidade inferiores aos da água das camadas superiores.

Tanques equipados com cachimbos de tubo único, para serem esvaziados, basta girar o cachimbo lateralmente, de forma que seja mergulhado na água. Dessa forma, ocorrerá um rebaixamento da água no interior do tanque até atingir o nível em que a extremidade do cachimbo foi posicionada. Ao atingir esse nível, o cachimbo deverá ser declinado um pouco mais, devendo permanecer nessa posição até a água atingir esse novo nível. Esse processo deverá ser repetido até drenar toda a água do tanque, sendo que, ao final, o cachimbo deverá ser desconectado da tubulação de drenagem.

Importante:


Para utilizar esse sistema de drenagem, a conexão entre o tubo de subida e a tubulação de drenagem precisa ser feita com um joelho, também de PVC. Porém, esse joelho não poderá ser colado, apenas encaixado para possibilitar que o cachimbo possa ser girado lateralmente e retirado ao final par possibilitar a drenagem quase que completa do tanque. Já no caso de cachimbos constituídos por segmentos de tubos de PVC, o esvaziamento devera ser feito por meio da retirada dos segmentos. Dessa forma, o nível da água vai baixando dentro do tanque até que o mesmo seja completamente drenado.

Para evitar a perda de peixes, que possam sair do tanque juntamente com a água de drenagem, recomenda-se colocar uma tela na entrado do tubo (cachimbo). Neste caso, por exemplo, pode ser usado um dispositivo feito com tela metálica que é chamado de “balão”, para ser utilizado nessas ocasiões.

Esvaziamento em tanques equipados com monges


O esvaziamento, nesses casos, deve ser feito a partir da desmontagem gradativa da parede feita com stop-logs. Importante destacar que, após cada desmontagem de parte dessa parede, será preciso posicionar a tela metálica sobre a parte não desmontada, para evitar a fuga de peixes.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de ouro para quem vai escavar tanques? Compacte bem o solo!
- Criação de tilápia exige água em quantidade e a qualidade

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!