WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como eliminar a amônia de tanques de peixes? Com a Biofiltração!

A biofiltração é um processo natural de dois estágios que transformam a amônia em nitrito e o nitrito em nitrato

Uma dica para eliminar a amônia de tanques de peixes? Biofiltração!   Artigos Cursos CPT

 

A biofiltração é um processo natural de dois estágios que transformam a amônia em nitrito e o nitrito em nitrato. “O processo ocorre com a intervenção de duas espécies de bactérias nitrificantes: a Nitossomonas e as Nitrobacter”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistema de Recirculação de Água – RAS.

Essas bactérias são achadas naturalmente no solo, na água e no ar e se aderem a superfícies sólidas, formando um limo filtrante. Se o biofiltro for confiável e eficiente, é possível uma produção de peixes em escala industrial com lotação de 30 a 40 kg de biomassa por m3 de água.

Cada biofiltro é formado por um aerador e superfície para desenvolvimento do biofilme de bactérias, chamado de mídias. O sistema é flutuante e de fácil manuseio.

Mídias   Mascote Cursos CPT PisciculturaMídias


As mídias podem ser constituídas por vários materiais, desde que forneçam superfície para que as bactérias possam se desenvolver e que permita, também, a passagem de água para fornecer oxigênio a essas colônias de bactérias.

Por conter organismos vivos, a água deverá estar em uma temperatura ideal para o seu bom funcionamento. A temperatura ideal para o biofiltro é acima de 24ºC.

Depois que o sistema estiver instalado, basta ligar o aerador para o filtro começar a funcionar imediatamente. Entretanto, para haver um bom funcionamento biológico, o filtro precisa passar por um período de aclimatação e desenvolvimento da massa de biofilme dentro dele.

Mídias   Mascote Cursos CPT PisciculturaAeração


O compressor fornecerá o necessário fluxo de ar proveniente dos difusores instalados no fundo do biofiltro. O biofiltro deve ser coberto para não haver a proliferação de algas filamentosas que competem em oxigênio com as bactérias.

Mídias   Mascote Cursos CPT PisciculturaAclimatização do biofiltro


Para que o biofiltro funcione corretamente, é preciso aclimatá-lo antes de povoar os tanques de peixes. Um biofiltro novo ou que esteja seco por um período de tempo, não removerá a amônia da água, pois grande parte das bactérias estará morta. Vale ressaltar que a população de bactérias nitrificantes precisa ser cultivada antes da chegada dos peixes ao sistema.

Uma maneira de aclimatar o biofiltro é cultivar um pequeno estoque de peixes e alimentá-los com pequena quantidade de ração. A pequena quantidade de amônia aclimatará o biofiltro, lentamente, sem afetar o peixe. Após o filtro começar a transformar a amônia em nitrito e nitrato, acrescentam-se mais peixes e ração.

As bactérias Nitrossomonas e Nitrobacter que se acumularão no filtro estão presentes naturalmente no ar e na água. Entretanto, a aclimatação rápida do biofiltro pode depender da introdução delas no interior do sistema, buscando-as em fontes onde se encontram em elevadas concentrações. A isso chamamos de ativação ou manipulação das bactérias no biofiltro.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Por que produzir peixes no Sistema de Recirculação de Água?

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!