
A alimentação das larvas de M. rosenbergii consiste em fornecer, diariamente, náuplios recém-eclodidos de Artêmia. Esses náuplios eclodirão em garrafas de polietileno cortados (garrafão de água), com capacidade para 20 litros, e volume útil de 15 litros.
"Os tanques serão preenchidos com água salobra a 5% ou com “água de Artêmia”, afirma Wagner Cotroni Valenti, professor do Curso CPT Cultivo de Camarões de Água Doce.
A aeração e a iluminação deverão ser mantidas constantes durante todo o processo de eclosão dos náuplios. O ar será fornecido por uma pedra porosa em cada tanque e a quantidade de luz deverá ser de 1000 lux, que se obtém com 2 lâmpadas fluorescentes de 20 W instaladas a uma distância de aproximadamente 20 cm.
Manejo dos cistos de Artêmia
Hidratação
1) Coloque os cistos em um recipiente para hidratar durante 1,5 a 2 horas, na concentração de 70 g de cistos/L (1 g/14 mL) de água doce.
2) Mantenha aeração e iluminação constantes.
Descapsulação
1) Filtre os cistos em puçá com malha de 125 µm e lave-os em água corrente.
2) Coloque os cistos lavados em solução descapsulante.
Solução descapsulante para 50 g de cistos
a) Dissolva 6,6 g de soda cáustica em 700 mL de água de Artêmia.
b) Dissolva nesta mesma solução 40 g de hipoclorito de cálcio. Mexa bem até que tudo esteja dissolvido.
c) Misture sem parar a solução, adicione gelo no interior do recipiente quando a temperatura aumentar (não deixar que a temperatura ultrapasse os 36°C).
d) Quando a suspensão de cistos passar de marrom/cinza para alaranjada, a descapsulação estará completa. O tempo necessário para isso varia de 3 a 15 min.
e) Filtre a suspensão em puçá com malha de 125 µm e lavá-la em água corrente até desaparecer o odor de cloro.
f) Deixe os cistos descapsulados em repouso num recipiente com água doce para decantarem. Despreze toda água juntamente com as impurezas que ficam na superfície.
g) Coloque os cistos para eclodirem nos garrafões abastecidos com 15 L de água salobra (5%) ou “água de Artêmia”. Mantenha a aeração e a iluminação constantes. O tempo de eclosão levará de 15 a 24 horas.
Coleta e distribuição dos náuplios
1) Suspenda a aeração, espere 10 min para que os cistos que não eclodiram decantem.
2) Sifone os náuplios com auxílio de uma mangueira para um balde. Despreze os resíduos que ficarem no fundo do garrafão.
3) Concentre os náuplios em um puçá com malha de 125 µm. Lave muito bem com água de torneira.
4) Distribua os náuplios nos tanques.
Preparação da “água de Artêmia”
Para preparar 40 L de água de Artêmia, dissolva, se paradamente, 320 g de sal grosso e 80 g de bicarbonato de sódio, em água doce. A salinidade desta água ficará em torno de 12%.
Observação:
Os cistos podem ser colocados diretamente nos tanques de Artêmia, sem sofrerem o processo de descapsulação. No entanto, a eclosão e a quantidade de náuplios serão menores.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Larvas de camarão de água doce: manejo nos tanques de cultivo
- Camarões de água doce: manejo dos berçários
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Wellington dos santos Silva
28 de mai. de 2021Quero adquirir o curso

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de jun. de 2021Olá, Wellington
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika