
Aquaponia é a união dos dois processos, ou seja, produção de organismos aquáticos, como peixes e camarões, integrados com a produção de vegetais, como legumes e verduras, sem o uso do solo. O princípio básico da Aquaponia é o reaproveitamento dos dejetos dos peixes e restos de alimentos que são transformados novamente em nutrientes, por bactérias, permitindo que esses nutrientes sejam utilizados para o crescimento dos vegetais hidropônicos, e que, após os processos biológicos, físicos e químicos embutidos no sistema, a água possa ser reutilizada para o cultivo dos peixes.
“O sistema de Aquaponia é sustentável, pois, além de reaproveitar os nutrientes que seriam desperdiçados e lançados no ambiente, o consumo de água na produção dos peixes pode ser reduzido em até 90% a 95%, em relação aos outros sistemas convencionais”, afirma Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.
A aquaponia promove reaproveitamento integral do efluente, evitando, assim, a descarga de resíduos no meio ambiente, preconiza a não utilização de defensivos químicos e a redução na utilização de fertilizantes químicos, aumentando a segurança alimentar dos produtos comercializados.
Pesquisas realizadas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na sede Tabuleiros Costeiros, em Aracaju/SE, obtiveram resultados muito animadores que indicam a possibilidade de crescimento dos vegetais de forma semelhante ou superior aos obtidos em cultivos hidropônicos convencionais. O mesmo foi observado com os peixes, sendo que o peso comercial é alcançado no mesmo período das outras formas de criação, como em viveiros escavados ou em tanques-rede (EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS/2015).
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Criar peixes e plantar hortaliças ao mesmo tempo é possível? Sim, é!
- Como explicar a boa qualidade da água no sistema aquapônico?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Foto: uma-alternativa-de-diversificacao-na-aquicultura/>
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.