WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aquaponia, a grande revolução na produção de alimentos

A integração de peixes e plantas promove sustentabilidade e maior segurança alimentar


A aquaponia é um sistema inovador que combina a criação de peixes com o cultivo de plantas, promovendo a reutilização total dos efluentes e evitando a descarga de resíduos no meio ambiente. Essa técnica se destaca por não utilizar defensivos químicos e por reduzir significativamente o uso de fertilizantes químicos, aumentando a segurança alimentar dos produtos, explica Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.


Aquaponia, a grande revolução na produção de alimentos

Pesquisas realizadas pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na unidade de Tabuleiros Costeiros, em Aracaju/SE, mostraram resultados muito promissores. As plantas cultivadas em sistemas de aquaponia cresceram de forma igual ou superior às cultivadas em sistemas hidropônicos convencionais. Da mesma forma, os peixes atingiram o peso comercial no mesmo período que em outras formas de criação, como viveiros escavados ou tanques-rede (EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS/2015).

A aquaponia pode ser implementada em pequenas áreas, o que tem levado um número crescente de pessoas ao redor do mundo a adotar essa técnica para produzir seus próprios alimentos de maneira saudável e sustentável. Muitos produtores de frutas e hortaliças estão optando por sistemas sem solo, considerando seus produtos tão ou mais orgânicos que os cultivados no solo tradicional. Esses sistemas oferecem benefícios ambientais, como a reutilização da água; benefícios sociais, como melhor ergonomia no trabalho; e benefícios econômicos, como maior produtividade e redução dos efeitos da sazonalidade.

A aquaponia torna a hidroponia mais sustentável ao reduzir ainda mais o consumo de água e incorporar o componente animal na dinâmica produtiva. Os peixes, ao converterem a ração e outros alimentos não considerados orgânicos em nutrientes solúveis mais estabilizados, permitem um melhor aproveitamento dos nutrientes presentes nos resíduos, que de outra forma seriam descartados no meio ambiente.

Essa interação e dinâmica físico-química e microbiológica traz uma série de vantagens para plantas, peixes, água e para o consumidor consciente. Uma das grandes vantagens é a segurança alimentar dos produtos, tanto vegetais quanto animais, já que o sistema prioriza a simbiose entre os organismos, evitando o uso de defensivos químicos e reduzindo a utilização de fertilizantes químicos.


Aquaponia, a grande revolução na produção de alimentos

O CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?