
“Tilápia é o nome genérico de um grupo de ciclídeos endêmicos da África. Este engloba três gêneros importantes para a aquicultura (Oreochromis, Sarotherodon e Tilapia). Trata-se de um peixe com maior potencial de desenvolvimento quando a temperatura da água se encontra entre 25°C e 30°C”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, Doutor em Aquicultura e professor do Curso CPT Produção de Tilápias em Tanques Escavados.
4 espécies de tilápia mais comuns no Brasil:
Tilápia azul
A tilápia azul é de origem africana. Seu corpo apresenta cor azul acinzentada, com listras verticais escuras. Geralmente, essa espécie de tilápia apresenta crescimento acelerado, com rápido ganho de peso. Sua maturidade sexual é alcançada com 4 meses de vida.
Além disso, ela se adapta muito bem a condições ambientais variadas, contanto que a temperatura e o pH da água (neutro) sejam propícios à espécie. Outra importante característica desse peixe é a capacidade de tolerar salinidade da água elevada.
Tilápia do Moçambique
A tilápia do Moçambique vem da África (daí o nome). Embora também apresente o corpo com cor azul acinzentada, sua tonalidade é mais clara. Listras escuras cobrem seu corpo como nas demais espécies de tilápia. Seu tamanho é mediano.
Uma de suas maiores qualidades é a capacidade de se adaptar à alta salinidade da água e tolerar condições ambientais diversas. Essa espécie particular de tilápia chega à maturidade sexual mais cedo que muitos peixes (3 meses de vida).
Tilápia do Nilo
A tilápia do Nilo é a espécie de tilápia campeã de criação na piscicultura brasileira. Originada do rio Nilo, no Egito, ela se adaptou muito bem à criação em cativeiro. Seu corpo apresenta listras escuras e cor esverdeada, diferentemente das tilápias acima citadas.
Além disso, esse peixe apresenta grande potencial de crescimento físico, com bom ganho de peso e produção de carne tenra, leve e saborosa. A maturidade sexual dessa espécie de tilápia varia entre 4 e 5 meses (média). Sua tolerância à alta salinidade da água e a variações de temperatura é moderada.
Tilápia do Zanzibar
A tilápia do Zanzibar também é africana. Quando o macho da espécie alcança a fase adulta, a cor de seu corpo torna-se bem escura, mais tendente à cor negra. Já as suas belas nadadeiras apresentam cores, que variam em vermelho, laranja e rosa.
Embora não alcance o tamanho da tilápia do Nilo, a tilápia de Zanzibar consegue tolerar salinidade da água elevada. Entretanto, ela já não se adapta a mudanças bruscas de temperatura, principalmente quando muito baixas. Sua maturidade sexual ocorre quando ela chega a 3 e 4 meses de vida.
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura:
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Criação de Tilápias em Tanques-rede
Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água - RAS
Fonte: Blog MF Rural
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.