
“Tilápia é o nome genérico de um grupo de ciclídeos endêmicos da África. Este engloba três gêneros importantes para a aquicultura (Oreochromis, Sarotherodon e Tilapia). Trata-se de um peixe com maior potencial de desenvolvimento quando a temperatura da água se encontra entre 25°C e 30°C”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, Doutor em Aquicultura e professor do Curso CPT Produção de Tilápias em Tanques Escavados.
4 espécies de tilápia mais comuns no Brasil:
Tilápia azul
A tilápia azul é de origem africana. Seu corpo apresenta cor azul acinzentada, com listras verticais escuras. Geralmente, essa espécie de tilápia apresenta crescimento acelerado, com rápido ganho de peso. Sua maturidade sexual é alcançada com 4 meses de vida.
Além disso, ela se adapta muito bem a condições ambientais variadas, contanto que a temperatura e o pH da água (neutro) sejam propícios à espécie. Outra importante característica desse peixe é a capacidade de tolerar salinidade da água elevada.
Tilápia do Moçambique
A tilápia do Moçambique vem da África (daí o nome). Embora também apresente o corpo com cor azul acinzentada, sua tonalidade é mais clara. Listras escuras cobrem seu corpo como nas demais espécies de tilápia. Seu tamanho é mediano.
Uma de suas maiores qualidades é a capacidade de se adaptar à alta salinidade da água e tolerar condições ambientais diversas. Essa espécie particular de tilápia chega à maturidade sexual mais cedo que muitos peixes (3 meses de vida).
Tilápia do Nilo
A tilápia do Nilo é a espécie de tilápia campeã de criação na piscicultura brasileira. Originada do rio Nilo, no Egito, ela se adaptou muito bem à criação em cativeiro. Seu corpo apresenta listras escuras e cor esverdeada, diferentemente das tilápias acima citadas.
Além disso, esse peixe apresenta grande potencial de crescimento físico, com bom ganho de peso e produção de carne tenra, leve e saborosa. A maturidade sexual dessa espécie de tilápia varia entre 4 e 5 meses (média). Sua tolerância à alta salinidade da água e a variações de temperatura é moderada.
Tilápia do Zanzibar
A tilápia do Zanzibar também é africana. Quando o macho da espécie alcança a fase adulta, a cor de seu corpo torna-se bem escura, mais tendente à cor negra. Já as suas belas nadadeiras apresentam cores, que variam em vermelho, laranja e rosa.
Embora não alcance o tamanho da tilápia do Nilo, a tilápia de Zanzibar consegue tolerar salinidade da água elevada. Entretanto, ela já não se adapta a mudanças bruscas de temperatura, principalmente quando muito baixas. Sua maturidade sexual ocorre quando ela chega a 3 e 4 meses de vida.
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura:
Produção de Tilápias em Tanques Escavados
Criação de Tilápias em Tanques-rede
Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água - RAS
Fonte: Blog MF Rural
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Iberlucio
31 de jul. de 2021Tenho interesse em Curso de criação de tilápia em caixa d'água.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de ago. de 2021Olá, Iberlucio
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Max Leo Batista de Oliveira
8 de mai. de 2021Boa noite parabéns e obrigado por disponibilizar tais conhecimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mai. de 2021Olá,Max
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika