Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você já ouviu falar do Volteio, modalidade olímpica equestre?

O Volteio é definido como ginástica sobre o cavalo em movimento. Consiste no volteador fazer acrobacias sobre o lombo do cavalo, enquanto ele é mantido no galope em círculos por outra pessoa

Você já ouviu falar do Volteio, modalidade olímpica equestre?   Artigos Cursos CPT

 

Volteio é definido como ginástica sobre o cavalo em movimento. Inicialmente desenvolvido e praticado como parte do treinamento de soldados para batalhas, uma vez que proporcionava grande equilíbrio para o praticante, e confiança para o cavalo, sendo que o cavaleiro não tem as rédeas para o controle do animal em mãos.

“O esporte consiste no volteador fazer acrobacias sobre o lombo do cavalo, enquanto ele é mantido no galope em círculos por uma terceira pessoa”, afirma Dr. Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico - Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, em Livro+DVD e Curso Online.

O objetivo do Volteio é o aprimoramento da harmonia, do sincronismo e da ressonância com o cavalo em movimento. Proporciona ao volteador uma oportunidade de maior conhecimento das qualidades desse animal; qualidades essas que beneficiam o desenvolvimento do ser humano no que diz respeito à integração entre cavalo e volteador, solidariedade e altruísmo, estabelecendo um laço de confiança entre o atleta e o animal.

Volteio desenvolve também o equilíbrio, a força muscular e o reflexo do atleta, e o domínio do corpo sobre o cavalo é uma arte ao alcance de crianças e adultos.

O Volteio se tornou uma modalidade equestre independente, em 1984, quando se juntou às outras modalidades olímpicas. Este pode ser praticado em apresentações individuais, duplas, ou em equipe, e é acompanhado de um ritmo musical, em que os volteadores executam diferentes figuras, enquanto o “longeur” - geralmente o treinador – conduz o animal na guia. O longeur permanece no centro da pista, enquanto condiz o animal em círculos de 15 metros de diâmetro.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vai criar um centro hípico? Tenha em mente alguns fatores!
Tem paixão por cavalos? Crie um centro hípico!
Centro hípico de qualidade tem cocheiras de qualidade

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
(Fonte: CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo).

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!