WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai criar um centro hípico? Dê atenção especial ao redondel

O redondel é uma construção acessória, destinada ao trabalho individual de um animal que auxilia no manejo e treinamento dos cavalos

Vai criar um centro hípico? Dê atenção especial ao redondel   Artigos Cursos CPT

 

O redondel é uma construção acessória, destinada ao trabalho individual de um animal que auxilia no manejo e treinamento dos cavalos. O primeiro contato com o redondel deve acontecer na idade de doma que varia conforma a raça. “É nessa fase que o animal terá noção de ritmo, ou seja, o princípio do passo, trote e galope”, afirma Dr. Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico - Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, em Livro+DVD e Curso Online.

Muitas vezes, em centros hípicos mais sofisticados esse trabalho no redondel é feito com o sistema mecânico para quatro ou seis animais simultaneamente, facilitando o trabalho do treinador. Outro fator importante para evitar problemas e acidentes com os cavalos é a confiança e o respeito que deve existir entre o treinador e o cavalo. Esses são requisitos primordiais para um bom aprendizado, além disso, o controle da velocidade e a forma de se aplicar qualquer exercício dentro de um redondel são fundamentais para a prevenção de acidentes.

Em relação à construção do redondel, recomenda-se não construí-lo próximo às bais, à sede e à entrada da propriedade. Procure um lugar onde se possa vislumbrar homem e cavalo trabalhando, mas que não cause interferências sonoras e visuais de pessoas e dos outros animais.

O mais importante, porém, é que o redondel seja construído em local plano, seco e arejado. Verifique, primeiro, se há boa insolação e uma drenagem perfeita, se o sistema de drenagem tem sido um problema na maioria dos redondéis. O piso deve ser obrigatoriamente de areia fofa, sem pedras, cascalhos, ou sujeiras.

O redondel coberto também é conhecido como picadeiro. Esse tipo de redondel é utilizado principalmente para o treinamento das modalidades English e Western Pleasure e Salto, permitindo, também, o trabalho na guia em dias chuvosos.

Além do redondel, um local para treinamento com natação é de grande utilidade no centro equestre. Para isso, basta ter uma lagoa com água limpa, sem galhos, nem tocos. Em cada lado dessa lagoa, você deve colocar um esteio para sustentação de um cabo de aço. O cavalo é preso nessa cabo e o treinador fica exercitando o animal, puxando-o de um lado para outro.

Para a chegada e a saída dos animais do centro, é fundamental um embarcadouro que pode ser de vários modelos. O importante é que ele seja seguro para os animais e permita o acesso de caminhões em dias secos e chuvosos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vai criar um centro hípico? Tenha em mente alguns fatores!
Tem paixão por cavalos? Crie um centro hípico!
Centro hípico de qualidade tem cocheiras de qualidade

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!