WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai construir um centro hípico: atenção especial aos banhos!

Os locais designados para os banhos dos equinos devem conter alguns importantes itens de segurança: pisos levemente abrasivos ou com borrachas, argolas na parede, entre outros

Vai construir um centro hípico: atenção especial aos banhos!   Artigos Cursos CPT

 

Os locais designados para os banhos dos equinos devem conter alguns importantes itens de segurança: pisos levemente abrasivos ou com borrachas, argolas com fixação resistente na parede, sistemas de duas argolas ou argola central, área mínima de 16 m2/animal, e boa drenagem, afirma Dr. Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico - Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, em Livro+DVD e Curso Online.

- Pisos
Os pisos abrasivos têm o inconveniente do desgaste acentuado dos cascos, principalmente dos membros anteriores. Alguns animais, quando amarrados, têm o mau hábito de ficar raspando o casco no piso. Quando forramos o piso com borrachas resistentes, esse problema é sanado. Em relação às proteções, para as manoteadas, uma boa opção é revestir 70 a 80 cm da parede com borracha.

- Argolas
Já as argolas devem ser fixadas com massa de cimento bem resistente para que resistam ao estiramento. Devem-se usar argolas pendentes, para evitar acidentes na região da cabeça, sendo que o sistema de duas argolas previne acidentes, em casos de animais novos, com má índole ou muito assustados. Nesse caso, as argolas ficam distantes mais ou menos 2 metros uma da outra, sendo que na primeira argola (pendente) a ponta do cabresto ou guia passará por dentro e será presa na segunda argola (que pode ser uma argola protusa). Caso o animal se assuste ou estire, a ponta da corda estará em local de fácil acesso, para se desfazer o nó sem riscos para o cavalariço e de forma que o animal não se assuste ainda mais.

- Sistema de argola central
No sistema de argola central, temos dois moirões equidistantes de 1,5 a 2 metros e em um dos moirões é fixada uma corrente com argola, que, esticada lateralmente, posicionará a argola na metade da distância entre os dois moirões; a ponta do cabresto é passada pela argola e fixada no moirão oposto.

- Drenagem da água
A drenagem deve permitir o escoamento rápido da água e dos excrementos do animal. A área de 16 m2 permitirá que o animal inquieto movimente-se, sem que tenha contato com o animal do lado, em casos de lavadores, em linha, para banho de vários animais.

- Torneiras
As torneiras devem ser de esferas ou de engate rápido e, quando não houver compressores, o ideal é usar mangueiras de 1 ½ polegadas em redução na tubulação de 2 ½ polegadas. Assim, tem-se água com boa pressão, que poderá ser usada para banhos, massagens e até fisioterapias em equinos.

É interessante que pelo menos um dos lavadores tenha como empoçar a água em uma profundidade de 40 a 5 cm, ao se fechar o ralo de drenagem. Dessa forma, quando os animais forem ser casqueados, poderão ficar previamente nesse local, por 20 a 30 minutos, a fim de amolecer a sola dos cascos, facilitando o corte da sola com as rinetas. Os lavadores não precisam ser obrigatoriamente cobertos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Vai criar um centro hípico? Tenha em mente alguns fatores!
- Tem paixão por cavalos? Crie um centro hípico!
- Centro hípico de qualidade tem cocheiras de qualidade

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!