
Vai comprar um cavalo? Faça a escolha certa! Antes de comprar um cavalo, faça uma avaliação honesta da sua capacidade de montar, tendo em mente que a maioria das pessoas tende a superestimar suas habilidades. “Cavaleiros talentosos e experientes tiram o melhor de todos os tipos de cavalos, até os de temperamento mais difíceis”, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Como Comprar Cavalos, em Livro+DVD e Curso Online.
Eles podem ensinar o cavalo novo, melhorar o cavalo mais velho e assegurar que o cavalo bem treinado desempenhe o seu melhor. Um cavaleiro iniciante, o qual domina somente o básico da equitação, não poderá fazer nada dessas coisas. O novato precisa de um cavalo que chamamos "professor", que seja fácil de montar e com boa disposição, um animal que "olhará além de seu cavaleiro". O termo "professor" é normalmente usado para descrever esse tipo de cavalo.
Para a maioria das pessoas, o custo é o fator mais importante, e o preço de compra será determinado por um número de fatores como: raça, genética, tamanho e conformação do cavalo; sua idade; seu temperamento; sua capacidade de desempenho (quer provada ou somente tendo o potencial) e seu nível de treinamento.
Em geral, um potro de 2 ou 3 anos de idade será mais barato que um potro de 4 ou 5 anos de idade, o qual já foi iniciado e está recebendo treinamento; após isso, o cavalo, gradualmente, aumenta seu valor até chegar por volta de 10 anos, quando tende começar a diminuir.
Existem várias formas de se comprar um cavalo. Estas incluem os leilões, com um comerciante, direto com o proprietário ou aconselhado pelo centro hípico ou escola onde está tendo aulas de equitação.
O cavaleiro iniciante é geralmente aconselhado a não comprar em leilões. O fato não é que todos sejam conduzidos por pessoas mal intencionadas. Isso, certamente, não é o problema, e sim porque tudo acaba ocorrendo muito rápido e normalmente não se tem oportunidade para o comprador montar o cavalo. A compra, dessa forma, requer a presença de especialistas no assunto. Por exemplo, se um dos cavalos oferecidos no leilão tiver um defeito físico óbvio, o ônus será do comprador em reconhecê-lo, o subsequente ato de ignorância não será aceito. Por outro lado, os cavalos precisam corresponder à descrição normalmente vinda no catálogo do leilão.
Os comerciantes são, na maioria das vezes, homens de negócio com uma reputação a zelar e não tentarão vendê-lo um cavalo ruim ou que não sirva. Sua escola de hipismo é a mais indicada em colocá-lo em contato com um deles. As vantagens de se comprar com um comerciante são que certamente terá chance de escolher entre diversos cavalos, oportunidade de vê-los em ação e testá-los. Alguns comerciantes também permitem que o possível comprador teste o animal na sua própria hípica e, caso tenha um cavalo para vender, poderá oferecê-lo como parte do pagamento. Se você estiver tendo aulas em uma escola de hipismo, seu professor será o mais indicado a aconselhá-lo na compra do cavalo. A vantagem disso será que o instrutor terá um bom conhecimento de suas habilidades e limitações como cavaleiro.
Quando você encontra um cavalo que acha que pode servir para o que procura, o primeiro passo é marcar uma visita para vê-lo e testá-lo. O ideal é sempre levar pessoas com mais conhecimento que você, caso não conheça, saiba que existem normalmente consultores especialistas no mercado. Explique ao vendedor exatamente o que você procura em um cavalo, o qual normalmente terá muitas opções para lhe mostrar. Antes de montá-lo, veja-o sendo trabalhado pelo cavaleiro que normalmente o monta. Finalmente, monte o cavalo você mesmo. Caso você sinta que ele lhe serve: não muito grande, não muito bravo, não muito lento, mesmo assim, teste outros.
Quando você realmente achar o cavalo dos seus sonhos e decidir comprá-lo, aconselhamos, antes, chamar um veterinário de sua confiança para que faça um "exame de compra", com o objetivo de ver se está tudo certo com a saúde do animal.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Tire sua dúvida: Por que colocar ferraduras nos cavalos?
- Tire sua dúvida: Há diferença entre os quatro cascos de um cavalo?
-Tire sua dúvida: as patas dos cavalos têm amortecimento?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.