
A raça de cavalo Frisio, também conhecida como Friesian, é proveniente da Holanda. Com pelagem negra e crina farta, o equino Frisio é muito inteligente e responde muito bem aos comandos do cavaleiro ou da amazona. Não é mera coincidência que normalmente o encontremos em competições de adestramento, exposições equestres ou escolas equestres, tamanha a sua facilidade de aprendizado.
O Frisio barroco é um cavalo mais robusto, enquanto o Frisio moderno apresenta ossatura fina e leve. Esse último é mais comum, pois é um equino mais ágil. Independentemente do tipo de Friesian, seu uso pelo homem tomou novos rumos com o passar dos séculos. No século XVII, a raça era utilizada no transporte de cargas. Depois da Revolução Francesa, o Friesian foi utilizado como cavalo de corridas.
No século XIX, o Frisio passou a ser utilizado na tração de carruagens de luxo. Na Segunda Guerra Mundial ele era utilizado para puxar canhões, o que por pouco não o levou à extinção. Atualmente, a raça de cavalo Frisio é utilizada para montaria, adestramento e atrelagem. Entretanto, esse equino jamais foi utilizado na agricultura.
Principais características dos cavalos Frisio
O cavalo Frisio é ágil, forte e robusto, além de apresentar comportamento dócil e inteligência inigualável quando comparado a outras raças de equinos. Além disso, o Friesian é um animal fiel e responde facilmente aos comandos do treinador. Sem falar que se trata de um equídeo elegante e harmônico.
Seu tamanho pode chegar entre 1,65m e 1,75m. quanto a seu peso, ele pode variar de 600 kg a 900 kg. Alguns deles podem chegar a uma tonelada. Sua pelagem de cor negra ou castanha escura não apresenta manchas. Trata-se de um cavalo musculoso, com costas levemente inclinadas e largas. Seu pescoço é largo e seus cascos são grandes.
Principais cuidados com o cavalo Frisio
A alimentação do cavalo Friesian deve ser balanceada para suprir adequadamente suas exigências nutricionais. Outro cuidado importante a ser tomado em relação a essa raça equina é quanto à escovação, que deve ser frequente para garantir uma pelagem brilhante e saudável. No banho, não deve ser utilizado xampu para que sua pelagem se mantenha negra. Caso contrário, sua coloração pode mudar.
Em relação às orelhas, elas devem ser limpas continuamente para que não ocorram possíveis obstruções. Entretanto, o procedimento deve ser cuidadoso, com o uso de toalha apenas em volta das orelhas, nunca dentro dos ouvidos. Além disso, a dentição do equino Frisio deve estar sempre saudável para que o animal não sinta nenhuma dor, nem ocorram problemas digestivos e cólicas.
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.