WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer melhorar geneticamente seus equinos? Inseminação artificial neles!

A maior vantagem da Inseminação Artificial é a possibilidade que a técnica oferece de acelerar o melhoramento genético do plantel

Quer melhorar geneticamente seus equinos? Inseminação artificial neles!   Artigos Cursos CPT

 

Atualmente, a Inseminação Artificial em equinos é prática utilizada em todo o mundo, destacando-se as técnicas que fazem uso do sêmen resfriado, que permite conservação do material por até 48 horas, viabilizando seu transporte para qualquer local. O Brasil está entre os países nos quais os criadores mais utilizam IA com sêmen resfriado, sendo que os Estados Unidos é o local onde a técnica está mais disseminada.

“A maior vantagem da Inseminação Artificial é a possibilidade que a técnica oferece de acelerar o melhoramento genético do plantel. Em 48 horas, por exemplo, é possível coletar, resfriar e transportar o sêmen até mesmo entre países”, afirma Fabiana Garcia Christovão, professora do Curso a Distância CPT Inseminação Artificial em Equinos, em Livro+DVD e Curso Online. Dentro de um mesmo país, o potencial de transporte é ainda maior, já que o material coletado num dia pode ser transportado por via terrestre para locais distantes, desde que a logística do transporte não falhe.

Além do melhoramento genético, a IA oferece aos criadores que a adotam outras vantagens: evita a transmissão de doenças venéreas, aumenta a facilidade de realização de testes de progênie e possibilita que machos subférteis produzam descendentes.

A IA é uma técnica que exige conhecimentos e cuidado na sua utilização. Será indispensável para quem a adota cuidados como a utilização de garanhões de boa qualidade, a realização de bom controle sanitário e execução feita por mão de obra treinada. Outro aspecto importante é a realização de um manejo reprodutivo bem feito, ponto de partida para que sejam alcançados bons índices de fertilidade. Logicamente, não existe Equideocultura sem manejo reprodutivo, e a Inseminação Artificial deve ser encarada como uma ferramenta da reprodução, que depende de bom manejo do plantel para que ofereça bons resultados.

Aprimore seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Inseminação artificial em equinos: como escolher matrizes e garanhões?
- Inseminação Artificial em éguas: sêmen fresco, resfriado ou congelado?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!