
Segundo a Professora Maria Gazzinelli Neves, do Curso CPT Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas, “O redondel é fundamental para a doma e treinamento de cavalos durante a iniciação em atividades de equiterapia”. Estudos na área de Medicina Veterinária comprovam que cavalos treinados em redondel possuem maior habilidade e facilidade de comunicação com seres humanos.
A dimensão do redondel pode variar de acordo com a preferência de cada proprietário ou treinador, contudo, deve estar entre 12 e 35 metros de diâmetro, não deve ser menor do que 12 metros de diâmetro, sendo que os mais comuns variam entre 15 e 20 metros. O redondel de 6 metros de raio ou 12 metros de diâmetro é o menor para se trabalhar o animal. Em volteio interativo, por exemplo, o ideal é que tenha 8 metros de raio.
O cercado deve ser feito de régua de madeira e apresentar, no mínimo, 1 m e 10 cm de altura, sendo que a régua mais próxima do chão deverá ser de, no máximo, 30 cm. As medidas do redondel são regras também preconizadas pela ANDE-BRASIL para centros que desejam filiar-se ou agregar-se à instituição.
Quando um cavalo vai ser iniciado e nunca teve contato com o ser humano, a altura das réguas do cercado deve ser mais alta, a fim de impedir que o cavalo pule ao se sentir ameaçado ou pressionado. Porém, isso vai depender muito do treinador e/ou domador.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Reabilitação equestre e equiterapia. Qual a diferença entre os dois?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.