WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Provas equestres de velocidade

A procura por cavalo de esportes já é uma realidade

 

Provas equestres de velocidade

Cavalo e cavaleiro devem estar em perfeita sintonia nas provas equestres de velocidade

As mais diversas modalidades de rodeios, nacionais ou internacionais, exposições agropecuárias e festas municipais, principalmente no Brasil, têm despertado o interesse de boa parte da população, pela prática de esportes equestres.

Estes eventos permitem, aos participantes, presenciar grandes festas, conhecer novas pessoas, ter contato com os mais diversos criadores, fazer bons contatos de negócios, participar dos concursos de marcha e, ainda, desfrutar de um excelente momento de descontração e de diversão.

Atualmente, percebe-se uma crescente procura pela compra de cavalo de esporte e esta estatística pode ser constatada até mesmo nos centros urbanos, onde o fato já se tornou uma realidade. Além de ocupar uma posição de status e glamour, o cavalo tem auxiliado de forma intensa e relevante no tratamento de crianças e adultos, através da Equiterapia. Esta técnica, por sua vez, apresenta benefícios tão expressivos que alguns praticantes, ao atingirem certo nível de equitação, podem até praticar esportes paraolímpicos.

Os grandes nomes e divulgadores das modalidades esportivas praticadas por cavalos, aqui no Brasil, são: A Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos, Rodeio de Jaguariúna e, ainda, a Festa do Peão de Americana, que acontecem no Estado de São Paulo.

O aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades e o sucesso dos Rodeios é uma prova desta explosão country.


Dentre as provas de maior destaque, destacam-se:

- Três Tambores: Prova masculina e feminina. Tem como foco a velocidade, na qual o cavalo e o cavaleiro fazem o percurso na arena, onde estão dispostos, em forma triangular, três tambores.

Como acontece: Quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida, o cronômetro é acionado. Neste momento, os competidores vão em direção ao primeiro tambor, que pode ser o da esquerda ou o da direita. Cavalo e cavaleiro, neste momento, devem contornar o tambor num ângulo de 360º e, depois, seguir em direção ao segundo e terceiro tambores. Após contornar o último tambor, o animal galopa em direção à linha de partida e o cronômetro é desligado. Exige resistência tanto do cavalo quanto do cavaleiro, além de muita velocidade e adestramento do cavalo.

- Seis Balizas simultâneas: Nesta prova são dispostas seis balizas na arena. Cada uma com 6,5 m de distância uma da outra.

Como acontece: O conjunto, cavalo e cavaleiro, deve contornar as balizas em alta velocidade e voltar. É uma prova que exige resistência, velocidade, grande flexibilidade e coordenação.

- Cinco Tambores: Nesta prova, cavalo e cavaleiro devem contornar cinco tambores dispostos pela arena.

Como acontece: Esta prova é disputada por dois conjuntos, objetivando o primeiro lugar. Exige do cavalo resistência, velocidade e adestramento.

- Maneabilidade e Velocidade: Cavalo e cavaleiro devem cumprir um percurso que engloba saltar sobre tambor, contornar balizas, fazer recuo dentro de uma região delimitada, fazer figuras como a “margarida”.

Como acontece: Esta prova deve ser executada em alta velocidade. Exige muita resistência do cavalo além de velocidade e adestramento.


Seleção do animal para a competição

É de extrema importância, que a seleção de potros, para as provas de velocidade, sigam os seguintes critérios:
 
Animais muito bem balanceados;
- Que sejam musculosos;
- Que tenham uma saída de pescoço alta e um pescoço leve, “bem lançado”;
- Que possuam cernelha bem destacada;
- Que sejam dóceis, corajosos e “inteligentes” ;
- Que tenham ossatura e musculatura de garupa bem conformadas;
- Que sejam corretos de aprumos;
- Que tenham uma boa sustentação de dorso lombo;
- Que possuam bom arqueamento de costelas;
- Que possuam boa abertura de narinas.

A princípio, todas as raças podem ser utilizadas nas provas de velocidade. Entretanto, há um destaque maior para as raças Quarto de Milha, raça Appaloosa, raça Paint Horse, raças Puro Sangue de Corrida, raça Árabe e os seus cruzamentos. Destes, há um domínio muito grande da raça quarto de milha, nos animais que concorrem nas provas de velocidade em nosso país.

Equipamentos e sua utilização

Bridão: O bridão usado na doma. Ele deve ser leve para que não machuque o animal.

Freio bridão: Ele é colocado a partir do momento que o treinador termina o trabalho com os bridões. Nesta fase, o cavalo não vai sentir muito a diferença porque ele é articulado.

Freio Fixo: O freio é o último que se pode usar no cavalo. Só pode ser usado se o cavalo já tiver passado pelos anteriores. Não é utilizado durante a doma.

Bridão de ferro torcido: Este equipamento é mais fino e é muito agressivo. O treinador tem de ser delicado ao usar as mãos. Movimentos violentos podem até machucar a boca do animal. Por isso, esse bridão só pode ser usado por treinador experiente.

Protetor lateral: O protetor lateral de borracha é usado para proteger a lateral da boca do cavalo, impedindo que o ferro do bridão encoste e machuque.

Gamarra: Ela é usada para dar mais firmeza para o cavalo impedindo-o de levantar muito a cabeça, principalmente, nas curvas.

Martingale: Este equipamento também auxilia no posicionamento da cabeça do cavalo.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?