WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Potros: cuidados do nascimento

Já no nascimento, existem cuidados especiais que o potro deve receber

Potros: cuidados do nascimento   Artigo CPT

Os potros quando recebem os cuidados corretos crescem com perfeição e não vão gerar prejuízos a sua criação, mas para isso acontecer, você criador deve ter atenção especial com eles, o professor Haroldo Vargas, do Curso CPT de Como Comprar Cavalos, ensina a você como cuidar adequadamente do seus potros.


Logo após o nascimento, é necessário tomar alguns cuidados básicos com os potros:


1.Desinfecção do cordão umbilical,
com uma solução de iodo a 5% — 10% (devemos tomar cuidado para não irritar a pele, com soluções muito fortes).


2. Observar se o potro mamou o colostro
— leite rico em anticorpos e fundamental para a imunização do animal — que deve ser ingerido até 6 horas após o nascimento.


3. Observar se ele defecou duas a três horas após o nascimento para eliminação do mecônio (matéria fecal fetal).
Caso não ocorra, deve-se auxiliar o animal através da administração de fluidos lubrificantes via retal(enemas), realizado por profissional capacitado. A partir daí, os cuidados limitam-se à observação constante para ver se o potro está bem. Observar se o animal não apresenta ectoparasitas (carrapatos) e proceder a uma vermifugação periódica (início aos 30–60 dias e repetir a cada 60–90 dias conforme o tipo de vermífugo).


O desmame do potro deve ser sempre gradativo, e não brusco e violento, o que pode causar traumas físicos e psíquicos ao animal.
Devemos iniciar entre 5–6 meses e separar o potro da mãe por períodos cada vez mais longos até que, ao final de 15–20 dias, possa ocorrer uma separação definitiva.


A partir daí, a alimentação se dará através da administração de volumosos e concentrados que complementem adequadamente as necessidades de crescimento e desenvolvimento do potro. O acesso a volumosos e concentrados independe do animal ser criado a campo ou confinado.


Os resultados no animal adulto são visíveis, quanto ao desenvolvimento e crescimento de um potro saudável. Recomenda-se deixar os potros em liberdade na maior parte do tempo. As correrias e brincadeiras são extremamente saudáveis e desenvolvem melhor a musculatura. Os potros adquirem maior resistência às doenças, principalmente respiratórias.


No período que vai de 12 a 30–36 meses, o manejo do potro deve ser diário, com a administração de um volumoso de qualidade, abundante, com uma complementação de suas necessidades através do fornecimento de concentrados adequados à categoria e com o acesso livre à água fresca e limpa e ao sal mineral.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!