WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Perguntas e respostas mais comuns sobre o manejo de cavalos

O manejo diário dos animais é relativamente simples, mas deixa algumas dúvidas em relação a doenças e sanidade dos animais, por exemplo

Cavalos - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, destaca que quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente o dia a dia nos ensina. Alimentação, higiene geral, instalações, limpeza de materiais e treinamento dos cavalos são algumas delas.

A atividade é expressiva em nosso país e, também de forma diária, muitos criadores têm dúvidas sobre vários aspectos relacionados à atividade equinocultora. Ainda que o cavalo seja um animal de fácil lida, é fundamental estar atento a vários aspectos que envolvem a sua criação.

A seguir, apresentamos algumas das dúvidas mais comuns de equinocultores e as respostas para elas:

Preciso vermifugar meus cavalos de quanto em quanto tempo?

A vermifugação é essencial para todos os animais, pois evita o surgimento de doenças parasitárias, que causam sérios danos à saúde dos cavalos. Como consequência, eles também acabam caindo em relação à produtividade e prejudicam a rotina da criação. Recomenda-se que a vermifugação de potros seja feita aos 60 dias e que seja repetida a cada dois ou três meses. Em relação aos animais adultos, as doses podem ser repetidas em intervalos de tempo maiores, a cada três ou quatro meses. Recomenda-se buscar orientação com um veterinário.

O que é garrotilho?

O garrotilho é uma doença que inflama o trato respiratório superior dos animais e facilmente transmitida para outros. A bactéria causadora do garrotilho pode estar presente na água ou nos alimentos em locais em que há aglomeração de animais.

Quais são os sinais clínicos do garrotilho?

Além de perda de apetite, os animais doentes também ficam abatidos, têm febre alta, respiração difícil e acelerada, mucosa avermelhada, catarro pelas narinas e, em alguns casos, podem apresentar tosse, inchaço em região de linofonodos e pescoço.

Como tratar o garrotilho?

O médico veterinário é o profissional responsável por indicar o antibiótico a ser utilizado no tratamento do garrotilho, pois é necessário avaliar aspectos como a idade do animal e o estágio da doença. Animais doentes devem ser isolados e os acessórios utilizados por eles devem ser higienizados.

Por que usar anti-inflamatórios em equinos?

Os cuidados com os cavalos devem ser redobrados, devido às diferentes funções que eles assumiram atualmente. Anti-inflamatórios são administrados para que as inflamações, processo de defesa do organismo, sejam atenuadas, eliminando o agente que a causa.

Qual a principal causa de cólica em cavalos?

A cólica é uma das doenças mais comuns em equinos e feta o aparelho digestivo. Basicamente, alterações simples podem causar a cólica, como mudanças no manejo diário e estresse, além de infestações verminóticas.

É preciso fazer a cura de umbigo em potras e potros da mesma forma que é feita em bezerros e bezerras?

A cura do umbigo é empregada para evitar infecções no local, que pode se tornar porta de entrada para várias doenças. Logo, ela é necessária para que os animais se tornem adultos saudáveis. Recomenda-se utilizar uma solução de iodo a 10%e posicionar o potro ou a potra de pé.

Qual é o calendário vacinal para equinos?

Não há um padrão que sirva para todas as criações de equinos. Somente um médico veterinário é quem conseguirá definir um, a partir da avaliação de sua criação. Entretanto, é muito comum que os animais sejam vacinados contra a raiva, a influenza, a encefalomielite, a rinopneumonite e o tétano.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Alimentação de Equinos
Doma Racional Interativa

Fonte: Ourofino Saúde Animal – ourofinosaudeanimal.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!