
A forma como iniciamos a primeira abordagem com o potro pode fornecer inúmeros estímulos ao animal capazes de provocar reações positivas ou negativas, logo na primeira conduta.
Quando separamos o potro da mãe durante os primeiros manejos, como é o caso da cura do umbigo, a égua ficará estressada e o potro também. Na primeira aproximação do homem o animal estará o tempo todo alerta, com as orelhas em pé e olhos observando as pessoas mais próximas, mesmo enquanto se alimenta.
O primeiro procedimento de cura do umbigo no potro com iodo pode causar certa ardência no local da ferida. Isso pode levar o potro a entender que o homem se aproxima para causar dor.
Dessa forma, logo após a cura do umbigo é necessário aliviar a pressão de contenção e fazer o “banho de mão” no potro. O “banho de mão” após a primeira cura do umbigo é visto como o primeiro contato entre o homem e o potro, que também é denominado de imprinting no potro.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.