WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Higiene básica em cavalos: como fazer?

É muito importante, no entanto, saber como fazer a higiene básica do cavalo antes de montá-lo, pois não se deve selar o animal sem que ele esteja totalmente limpo

Higiene básica em cavalos: como fazer?   Artigos Cursos CPT

 

O cavalo é um ser vivo que geralmente causa o fascínio da grande maioria das pessoas. Independentemente da pelagem, da raça e do porte, dificilmente conheceremos pessoas com restrições aos cavalos. A sua beleza e imponência torna-o uma unanimidade. "É muito importante, no entanto, saber como fazer a higiene básica do cavalo antes de montá-lo, pois não se deve selar o animal sem que ele esteja totalmente limpo", afirma Dr. Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos.

Equipamentos básicos de limpeza de cavalos


- Escova de água: é uma escova de madeira com cerdas de plástico, geralmente amarelas. Pode ser usada para pentear uma crina ou cauda, ou limpeza de todo o corpo do cavalo. Recebe esse nome pois pode ser usada seca ou molhada.

- Raspadeira: ela pode ser de plástico ou de borracha. São usadas para remover terra, lama seca em cavalos que ficam soltos.

- Rasqueadeira: é usada para raspar e retirar os pelos mortos dando mais brilho.

- Limpador de ranilha: é usado para retirar a sujeira que se acumula na sola do casco.

- Escova-luva: ela pode ser usada a seco para retirar a sujeira do pelo ou para massagear e espalhar o xampu na hora do banho. É muito prática, pois é vestida como uma luva.

- Luva de Borracha: usada a seco para retirar pelos e dar brilho ao animal. Deve ser usada primeiramente em movimentos circulares e, em seguida, no sentido do pelo. É fundamental para preparação do cavalo para exposições.

- Rodo: é usado após o banho para retirar o excesso de água, facilitando a secagem.

- Pentes: são usados para pentear as crinas e caudas. Devem ser usados após o uso de um condicionador capilar para não quebrar os pelos. Podem ser substituídos por escovas de cabelo macias.

O cavalo deve ser escovado, preferencialmente, todos os dias, passando-se a escova na cauda, na crina e na cabeça, sempre na direção dos pelos. Além de aproximar ainda mais o homem do cavalo, é o que faz o pelo se manter sempre com brilho. Este manejo de higiene diária é usado em animais que vivem estabulados.

O casco deve ser limpo diariamente pois o acúmulo de cama, fezes e urina na sua sola, pode ocasionar problemas graves como a necrose de ranilha, por exemplo, que inutiliza o cavalo. Depois que o animal retornar do exercício, deixe-o descansar por 10 a 15 minutos e em seguida dê uma ducha. Essa ducha traz bastante conforto para o cavalo, pois o seu suor é rico em sais minerais que, quando acumulados na pele, causam irritação e assaduras. O banho completo, com o uso de produtos específicos como xampus e outros, só deve ser dado de preferência de 15 em 15 dias, ou só quando o animal estiver bem sujo. Se esses produtos forem usados com muita frequência, podem retirar o brilho da pelagem, diminuindo a oleosidade natural.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?