WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ferrageamento de cavalos

Um cavalo desferrado, para compensar o desgaste de seus cascos, em um dia de trabalho, terá que descansar por, no mínimo, dois dias, dependendo das condições do solo

Ferrageamento de cavalos

Antes de qualquer avaliação, devemos fazer uma boa limpeza no casco, retirando restos de fezes, cama ou qualquer outro tipo de sujidade 

A utilização de ferraduras evita a inutilização temporária dos equinos, em consequência do desgaste do casco. Um cavalo desferrado, para compensar o desgaste de seus cascos, em um dia de trabalho, terá que descansar por, no mínimo, dois dias, dependendo das condições do solo. Além disso, o uso de ferraduras modifica as condições mecânicas da região dos pés, diminuindo o espaço de sustentação do corpo na estação e aumentando a velocidade das alavancas durante a marcha.

Da mesma forma, “as ferraduras corrigem ou tentam corrigir os defeitos de conformação do casco e as irregularidades da marcha. Auxilia o tratamento de muitas enfermidades do casco, pois, em várias delas, o ferrageamento é o principal recurso de que se dispõe para a cura”, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do curso Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Traços

 

Denomina-se traço o pedaço de ferro com o qual se vai fabricar a ferradura. Podemos utilizar o traço ordinário, feito de ferro novo e o traço bruto, feito de ferro velho e de canelos, ou seja, ferraduras velhas. O traço ordinário é feito de barras de dimensões variáveis, sendo as mais empregadas as de (20 x 12), (23 x 14), (27 x 18), (30 x 14) e (36 x 16). Essas dimensões servem para a fabricação de ferraduras de diversos tamanhos. O uso do traço bruto ou o ferro velho, embora pareça mais barato à primeira vista, torna-se mais caro, haja vista que gastaremos mais carvão e aumentaremos o tempo de trabalho.

 

Divisão da ferradura

 

A ferradura se divide em dois ramos: um interno e outro externo. As outras partes da ferradura recebem o nome da região do casco que ela corresponde. Portanto, na ferradura, também, encontraremos uma pinça, dois ombros, dois quartos e dois tacões, área correspondente aos talões.

 

Efeitos da ferradura

 

Com o decorrer do tempo, o uso constante das ferraduras dá lugar ao aparecimento de outras alterações mais ou menos graves. Mesmo que a ferradura seja apropriada e sua aplicação feita com toda a técnica, o seu uso prolongado determina maior ou menor deformação do casco. Porém, para os animais que trabalham, os males seriam bem maiores se eles se conservassem desferrados.

 

O que ocorre, nesses casos, é:

- Redução do volume do casco;

- Atrofia da ranilha;

- Estreitamento dos talões;

- Diminuição da elasticidade.

 

Essas complicações são naturais em grande número de casos. Com o emprego de ferrageamento especial, podem ser atenuadas e até serem evitadas.

 

Exame da ferradura velha

 

Antes de ferrar, o ferrador deve verificar o estado dos pés, seu comprimento e seu aprumo, como também a forma de gasto da ferradura velha, a fim de poder atender às indicações que esse exame fornece, no que diz respeito à aparagem do casco, à escolha, ao ajustamento e à aplicação da nova ferradura.

 

Aparação de cascos

 

Antes de qualquer avaliação, devemos fazer uma boa limpeza no casco, retirando restos de fezes, cama ou qualquer outro tipo de sujidade. Aliás, essa limpeza deverá ser feita sempre que o animal venha de fora para as baias. A sujeira acumulada pode ocasionar podridão do casco com necrose de ranilha. Quando o cavalo tem seus cascos aparados e ferrageados, de tal forma que o ângulo da escápula e o alinhamento dos ossos digitais, ou seja, dos pés, sejam iguais, ele apresenta o melhor de sua performance.

Contenção para o ferrageamento

 

Para se ferrar um equino, é necessário que ele seja contido. Em primeiro lugar, é necessário que o ferrador tenha sempre em mente que nunca deve usar de violência, pois esta, além do perigo de machucar o animal, só serve para irritá-lo, ainda mais, podendo provocar reações de consequências imprevisíveis.

O cavalo não deve ser amarrado a um palanque. Só em situações especiais. Existem vários meios de contenção. Os mais comuns são o processo à inglesa, onde o ferrador trabalha sozinho, e o processo à francesa, onde ele tem um ajudante. Da mesma forma, temos o pé de amigo e a mão de amigo, que são os mais utilizados quando o animal é mais agitado.

 

Ferrageamento a quente

 

Vantagens

- A ferradura é melhor preparada e pode, com mais facilidade, dar a forma exata do casco;

- A união da ferradura com a muralha do casco é mais perfeita;

- A ação do calor endurece a muralha do casco fazendo com que ele absorva menos água.

 

Desvantagens

- Expõe o animal a queimaduras da sola;

- A ação do calor pode endurecer muito a muralha do casco, tornando-a quebradiça;

- Gasta combustível como gás ou carvão;

- No uso do carvão há calor e fumaça e barulho, o que não é um bom ambiente para ao animais;

- Não pode ser utilizado por ferradores que fazem o seu trabalho em vários lugares.

 

As ferraduras corrigem ou tentam corrigir os defeitos de conformação do casco e as irregularidades da marcha. Foto: reprodução 

Ferrageamento a frio

 

Vantagens

- Utilizando a bigorna portátil, não tem calor nem barulho, o que facilita o ferrador ajustar a ferradura ao lado do animal;

- O aparelho pesa apenas 8 quilos, o que facilita ser levado de cá para lá;

- Não é necessário nenhum combustível, o que barateia o processo;

- É fácil de ser manuseada, não necessitando de muita força do ferrador.

 

Desvantagem

O uso da bigorna portátil é mais apropriado para ferraduras de aço e alumínio, pois, sendo utilizada

em ferraduras de ferro, não mostrou ser muito resistente, quebrando com o uso.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Criação de Cavalos.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?