
"A avaliação ginecológica em éguas é recomendado antes da compra do animal, antes do início da estação reprodutiva e em casos de subfertilidade", explica a professora Bruna Waddington de Freitas do curso CPT Reprodução de Equinos
A fertilidade das éguas começa a ficar reduzida a partir dos 10 a 15 anos de idade. Nessa faixa etária, as éguas apresentam má conformação perineal, redução do tônus do esfíncter perineal e estão mais suscetíveis a quadros de endometrite.
O útero e a cérvix devem ser avaliados quanto à palpabilidade e contratilidade. Verifique se a cérvix encontra-se aberta ou fechada, isto é se a égua está no estro. Nesses casos, o útero estará flácido e os ovários manifestarão a presença de folículos. Lesões, lacerações e sinais de trauma devem ser observados em toda a vagina. Além disso, uma vagina mais hiperêmica, com coloração mais avermelhada, é mais comum em éguas com endometrite.
Os exames de citologia e de cultura microbiológica são os exames laboratoriais mais utilizados na rotina da reprodução equina. Isso se deve à facilidade de realização e rapidez na obtenção do diagnóstico.
O exame ginecológico abrange técnicas diversificadas, além da palpação transretal e ultrassonografia. Esses exames são fundamentais para a reprodução equina e manejo correto das éguas durante os procedimentos de reprodução.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.