WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando cavalos? Aprenda sobre o ciclo mastigatório dos equinos

O sistema mastigatório dos equinos é extremamente complexo, sendo constituído de ossos, músculos, ligamentos e dentes

Estudando cavalos? Aprenda sobre o ciclo mastigatório dos equinos   Artigos Cursos CPT

 

O sistema mastigatório dos equinos é extremamente complexo, sendo constituído de ossos, músculos, ligamentos e dentes. Os movimentos são regulados por um intrincado mecanismo de controle neurológico, em que cada movimento é coordenado para maximizar a função, ao mesmo tempo em que minimiza danos a quaisquer das estruturas.

Um preciso movimento da mandíbula, executado pelos músculos, é necessário para movimentar os dentes entre si, eficientemente, durante a função”, afirma Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina a Campo. A mecânica e a fisiologia desses movimentos são as bases para o estímulo da função mastigatória (Pimentel, 2008).

Cada característica da arquitetura dental desenvolveu-se para tornar os equinos capazes de detectar, apreender, mastigar e iniciar a digestão da forragem. A mastigação é baseada na repetição de um movimento cíclico que resulta de contrações rítmicas e controladas de um grupo de músculos associado com a abertura e o fechamento da mandíbula e maxila.

A mastigação


A mastigação envolve as ações da mandíbula, língua e bochechas, e consiste no primeiro ato da digestão. Ela serve não somente para quebrar as partículas de alimento em um tamanho adequado para passar pelo esôfago, mas também para umedecer e lubrificar o alimento, ao misturá-lo com a saliva (Pimentel, 2008).

Os lábios móveis


Os lábios móveis do cavalo juntam a forragem entre os incisivos superiores e inferiores, os quais têm faces oclusais aplainadas que permitem um eficiente corte da pastagem junto ao solo. A articulação temporomandibular (ATM) permite a movimentação lateral da mandíbula (excursão lateral da mandíbula), o que torna pré-molares e molares uma eficiente unidade de mastigação e trituração.

Pela mastigação, os dentes proporcionam condições para ocorrerem os principais fenômenos físico-químicos da digestão, sem os quais não será iniciada uma digestão adequada, como também a digestibilidade dos alimentos sólidos ficará dificultada. A importância desses fenômenos é dar início a um processo digestivo na boca e criar condições para ocorrer os demais processos químicos digestivos subsequentes.

Na boca, ocorre ainda o início dos fenômenos químicos da digestão, principalmente, pela ação enzimática da saliva sobre os carboidratos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Especialidade em veterinária? Faça odontologia equina!
- Infecção dentária em cavalos: como diagnosticar?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!