WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Equiterapia, entre você também nesse barco

Seleção, doma e treinamento do cavalo de equiterapia

Exercer a liderança de uma manda pressupõe que, como na liderança de grupos humanos, o líder se proponha a entender seus liderados.

A necessidade de poder contar com um cavalo que mantenha a impulsão e o garbo e, ao mesmo tempo, seja dócil e obediente, nos levou a desenvolver técnicas de seleção, doma, manejo e treinamento específicos para a equiterapia. O cavalo é um animal de manada, sempre pronto para a fuga, curioso e juvenil. Respeitado em sua natureza, é incondicionalmente dócil. A doma comportamental parte do estudo etológico para, através de jogos de manada, utilizar essa docilidade a nosso favor.

Vários "horsemann", ao longo dos tempos, utilizaram-se, empiricamente, do comportamento animal para efetuarem a doma de cavalos. Entretanto, foi o etólogo Bino Gentilli que conseguiu, após vários anos de observação e estudos do comportamento de manadas em estado selvagem, identificar os jogos entre os cavalos e nos definirmos como líder da manada.

Exercer a liderança de uma manda pressupõe que, como na liderança de grupos humanos, o líder se proponha a entender seus liderados. Abordamos neste curso não só a doma, mas também informações sobre como os cavalos pensam, agem, sentem, enfim... vivem. E é a partir desta compreensão que se inicia a doma e se continua o treinamento.

Deve-se ter em mente, sempre, que cada cavalo é um indivíduo único e mesmo afastado da manada mantém seus instintos e necessidades. Uma vez domado, torna-se nosso dependente e é nossa obrigação entender e respeitar sua natureza. Isso feito teremos um aliado insuperável. 

É dentro da equiterapia que a expressão "conjunto" se torna realmente palpável: não existe equiterapia sem um cavalo especial! E não existe equiterapia bem feita sem um cavalo altamente capacitado para atender as exigências de uma equipe bem preparada. E se o cavalo domado e treinado por esse método é bom para a equiterapia ele será necessariamente ótimo para qualquer modalidade de esporte ou trabalho, pois tomou-se o cuidado de preservar o que ele tem de melhor: a índole nobre e honesta.

O curso "Seleção, Doma e Treinamento do Cavalo para Equiterapia" produzido pelo Centro de Produções Técnicas - CPT, apresenta exatamente todos os passos dessa doma e treinamento especiais. A coordenação técnica ficou a cargo da Drª. Gabriele Brigite Walter, fisioterapeuta, psicóloga, instrutora de equitação e especialista em equiterapia na Suíça, Itália e Alemanha.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!