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Doma racional de cavalos: duração dos treinos

A duração das lições deve respeitar o desenvolvimento da capacidade do cavalo em manter a atenção dirigida para as mensagens que a ele estão sendo transmitidas

Doma racional de cavalos: duração dos treinos   Artigos Cursos CPT

 

O tempo empregado nas lições é fator importantíssimo em quaisquer ocasiões onde se pretenda o ensino do cavalo. Saber dosar tempo, intensidade, quantidade de exercícios é uma das habilidades a ser perseguida pelos treinadores.

"A duração das lições deve respeitar o desenvolvimento da capacidade do cavalo em manter a atenção dirigida para as mensagens que a ele estão sendo transmitidas. Pouco adianta prosseguir na instrução de um cavalo cujas atenções já tenham se dispersado", afirma Paulo Guilhon, professor do Curso CPT Doma Racional Interativa.

Um cavalo iniciante, em geral, tem pouca predisposição para se manter atento aos comandos do treinador. Há uma tendência natural para a desfocalização na maioria dos indivíduos.

Criar estímulos constantes para atrair suas atenções é um dos artifícios a serem usados. A voz, os gestos, o contato direto ou indireto (através da guia) são alguns recursos a serem acionados com essa finalidade.

A ampliação do estado de concentração é obtida aos poucos, por isso, no início, as lições devem ser de curta duração. A individualidade dos animais é outra questão a ser considerada. Há animais naturalmente mais atentos e predispostos aos exercícios.

De qualquer modo, 15 a 20 min é o tempo médio diário que se deve adotar nos primeiros trabalhos de iniciação do cavalo. À medida que o animal se demonstra mais interessado e concentrado, o tempo vai sendo aumentado.

Quando o tempo das lições extrapola os limites de tolerância do cavalo, na melhor das hipóteses, ele entrará em estados de apatia e não terá condições de corresponder aos estímulos transmitidos.

O pior acontece quando o cavalo reage negativamente, manifestando contrariedades ou atitudes revoltosas. Lições de menor duração evitam uma série de problemas, principalmente os relacionados aos aspectos psicoemocionais.

A condução criteriosa das lições, respeitando-se a natureza e os limites revelados por indivíduo, é valioso investimento no futuro das relações e resultará em benefícios para ambas as partes.

Animais bem conduzidos aprendem com mais facilidade e maior rapidez. A pressa em alcançar objetivos gera estados de ansiedade e causam danos ao processo, por prejudicarem a estabilidade emocional do treinador, e, consequentemente, do cavalo. A perda da paciência, por exemplo, muitas vezes, é provocada pela ansiedade.

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Por Silvana Teixeira.

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Comentários

FERNANDO

26 de ago. de 2022

QUERO APRENDER CAVALGAR

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de out. de 2022

Olá, Fernando.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT é uma empresa que trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online.

Atenciosamente,

Equipe CPT

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